O centro de testes à COVID-19 da Universidade do Porto, instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto), vai encerrar a sua atividade no final desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro.

A medida, anunciada esta quinta-feira pela Task-Force da Universidade do Porto para a COVID-19, surge “na sequência da atualização das medidas de contenção da disseminação da infeção por SARS-CoV-2 na população e face à menor afluência registada nas últimas semanas”.

A U.Porto salvaguarda, contudo, a possibilidade de reativar o programa de testes rápidos gratuitos para toda a comunidade académica “em função da situação epidemiológica em Portugal”.

Lançado em abril de 2021 com o objetivo de garantir um regresso em segurança à atividade presencial na Universidade, o programa foi reforçado já no arranque deste ano letivo, e retomado em novembro passado, em resposta à evolução da situação epidemiológica em Portugal.

A Task-Force da Universidade do Porto para a COVID-19 lembra que “todos os interessados em realizar um teste rápido de antigénio podem fazê-lo de forma gratuita (comparticipado pelo SNS a 100%), nas farmácias e laboratórios disponíveis para o efeito”. A lista de locais para testes comparticipados (até ao máximo de quatro testes de antigénio, por mês civil e por utente) pode ser consultada aqui.