André Sousa (à dir.) sagrou-se campeão nacional universitário de Xadrez em rápidas e semirrápidas.

A Universidade do Porto competiu nos últimos dias nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de SquashXadrez, Esgrima, Bilhar, Orientação, KickBoxing e no torneio de apuramento para os Jogos Europeus Universitários de Basquetebol 3×3, alcançando um total de 21 medalhas, entre as quais 6 de ouro, 3 de prata e 12 de bronze.

O grande destaque vai para os novos campeões nacionais universitários de Xadrez, Esgrima, KickBoxing e Squash.

Recentemente consagrado como o campeão nacional federado de Xadrez mais jovem de sempre, André Sousa não podia ter pedido melhor estreia com as cores da U.Porto. Na sua primeira participação no CNU de Xadrez, o estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) foi o mais forte entre os que competiram em Lisboa nas provas de rápidas e semirrápidas, conquistando assim duas medalhas de ouro.

Sofia Gouveia (à esq.) foi a grande protagonista da competição feminina do CNU de Esgrima, ao somar as duas medalhas de ouro em disputa.

Quem também bisou foi Sofia Gouveia, grande protagonista do CNU de Esgrima, disputado em Lisboa. Para além de ter revalidado o título nacional na prova de Florete, a estudante somou nova vitória na prova de Espada.

Catarina Nunes de Sousa é a nova campeã nacional universitária de Squash.

José Tomás Silva, que em 2017 conquistou o título nacional universitário de Voleibol de Praia, destacou-se esta ano CNU de KickBoxing LowKick, disputado em Braga, onde alcançou a medalha de ouro nos -86kg. Um feito idêntico ao que Catarina Nunes de Sousa protagonizou na prova feminina do CNU de Squash, disputada no passado dia a 14 de maio, em Aveiro.

No que toca às restantes medalhas, as três de prata foram conquistadas na Esgrima (Florete), pelo estudante Rui Costa, no KickBoxing (-63kg) por João Bessa, e no Squash, por Tiago Leite. Às portas do título ficaram também as equipas de KickBoxing LowKick e Orientação, segundas classificadas nas respetivas competições

Com quatro medalhas alcançadas, a equipa de KickBoxing da U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária.

Também na Orientação, em Idanha-a-Nova, Pedro Silva conquistou uma medalha de bronze para a U.Porto. As restantes medalhas de bronze foram ganhas nos CNU’s de Xadrez, por Rita Santos (nas provas de rápidas e semirrápidas) e Bruno Ribeiro (em rápidas); de Esgrima, por Mariana Gouveia (nas provas de Florete e Espada) e José Miguel Guimarães (Florete e Espada,); de KickBoxing, por Gonçalo Dias, em -67kg, e Diogo Aparício, em -71kg; e de Squash, por Francisco Costa.

A U.Porto disputou ainda, em Coimbra, o CNU de Bilhar, tendo como melhor classificados os estudantes Rúben Dias e João Carvalho, no 13.°lugar, Tiago Leite ficou em 17.° lugar e Abel Santos em 25.°lugar.

De 20 a 27 de maio, a U.Porto vai estar novamente em competição nos CNUs Concentrados Individuais – Lisboa 2018, nos CNU’s de Judo, Ténis, Ténis de Mesa, Badminton e Atletismo Ar Livre.

Basquetebol 3×3 faz o pleno dos Europeus universitários

A equipa de Basquetebol 3×3 masculina participou e venceu o evento de apuramento – clinic – para os Jogos Europeus Universitários 2018 (EUG Coimbra 2018), juntando-se assim à equipa feminina da U.Porto na principal prova europeia do desporto universitário a nível europeu.