A equipa de Atletismo da Universidade do Porto conquistou este fim-de-semana (5 e 6 de junho), em Leiria, o seu 12.º título consecutivo de campeã nacional universitária de Atletismo Pista Ar Livre. Para além do título coletivo, a participação da U.Porto no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo ao ar livre 2021 saldou-se ainda na conquista de 11 medalhas individuais e de um novo recorde nacional universitário.

A nível individual, o destaque vai para as quatro medalhas de ouro conquistadas nas modalidades de marcha 10 000m, lançamento de dardo, corrida 800m e salto em altura, pelos estudantes-atletas Raquel Pimentel (FADEUP), Cláudia Ferreira (FEUP), Jorge Pereira (FEP) e Cláudia Rodrigues (ICBAS), respetivamente. Uma conquista que, no caso de Cláudia Ferreira, foi abrilhantada com a obtenção de um novo recorde nacional universitário na prova de lançamento de dardo. Jorge Pereira, estudante-atleta da FEP, com o ouro na corrida 800m, bate também o recorde nacional universitário.

Cláudia Rodrigues voltou a subir ao pódio na prova de Salto em comprimento, desta vez para receber a medalha de prata. O mesmo resultado obtido por Maria Leite (FCUP) no salto em altura.

O “medalheiro” da U.Porto incluiu ainda cinco medalhas de bronze, alcançadas por João Araújo (FEP) no salto com vara, José Sucena (FEUP) no lançamento de dardo, João Cruz (FEUP) na corrida 1500m e Laura Regalado (FCUP) na corrida 5000m. Já Pedro da Silva (FADEUP), Miguel Miranda (FADEUP), Nuno Nascimento (FEUP) e Tiago Silva (FEUP) conquistaram também o terceiro lugar na corrida de estafetas.

Da comitiva da U.Porto, liderada pelo Treinador Pedro Guimarães, fizeram ainda parte os estudantes-atletas: Berenice Vila, Rita Santos, Raquel Pimentel, Leonor Suzano, Ana Alves, Juliana Rei, Alexandre Moreira, Tiago Miranda, Roberto Machado e José Monteiro (todos da FADEUP); Anabela Aguiar, Mariana Truta, Laura Pacheco, Érica Ribeiro, Manuel Curral, Bernardo Moreira e Luís Viegas (FEUP); Maria Carvalho e Sara Neiva (FCUP); Nuno Espinhosa e João Araújo (FEP); José Lobo (ICBAS); e Afonso Caetano (FLUP).

A nível coletivo, o pódio deste CNU de Atletismo Pista Ar Livre ficou completo com a presença das delegações da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Recorde-se que, com este título, a equipa de Atletismo da U.Porto igual o feito alcançado em março passado, no CNU de Atletismo de Pista Coberta, em que também se sagrou duodecampeã nacional universitária.

Gil Maia de ouro no CNU de Triatlo

Os últimos dias ficam igualmente marcados pela medalha de ouro conquistada por Gil Maia, estudante-atleta da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), no Campeonato Nacional Universitário de Triatlo, que decorreu a 3 de junho, em Sines.

O novo tricampeão nacional universitário impôs-se a João Chagas, do Instituto Politécnico de Santarém, e a João Bernardo Queirós, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Com o título alcançado, Gil Maia junta mais uma conquista a um currículo recheado de êxitos no desporto universitário, divididos entre o Triatlo e o Duatlo. Depois de ter subido por várias vezes ao pódio do CNU de Trialo (ouro em 2014, 2018 e 2019, prata em 2013 e bronze em 2015), o triatleta estreou-se no CNU de Duatlo em 2016 com a conquista de uma medalha de bronze. Seguiu-se a medalha de prata em 2019 (ano em que esteve entre os nomeados para Atleta do Ano da Gala de Desporto da Porto) e o ouro em 2020.

Estudante-atleta Gil Maia a receber a medalha de ouro no pódio do Campeonato nacional universitário de triatlo, em leiria

Gil Maia soma esta vitória a um currículo impressionante de conquistas nas modalidades de Duatlo e Triatlo. (Foto: FADU)