As equipas da Universidade do Porto de Basquetebol 3×3 feminino e Xadrez foram as grandes dominadoras dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) das respetivas modalidades, que decorreram em Lisboa, de 25 a 27 de novembro.

No Basquetebol 3×3, o destaque vai todo para Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Rolo e Ana Gabriela Noivo, que se sagraram campeãs nacionais universitárias. A equipa da U.Porto destacou-se entre as 16 equipas em competição, somando por vitórias todos os jogos realizados.

Ainda no setor feminino, a equipa U.Porto 2, composta por Maria Gomes, Francisca Meinêdo, Catarina Vieira e Maryam Chermiti, alcançou o 4.º lugar.

Às portas do pódio, mas na prova masculina, ficaram também Joaquim Oliveira, Rafael Xavier, Gonçalo Monteiro, Pedro Teixeira. Isto depois de terem eliminado, nos quartos-de-final, a outra equipa da U.Porto, constituída por Sander Pieter de Ruiter, Francisco Herrera, Callixte Vacher e Hugo Mendes.

Na classificação geral, a Universidade conquistou então a competição feminina, impondo-se à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). No masculino, as vencedoras foram as equipas AAUM que alcançaram o primeiro e segundo lugar, seguidos da Associação Académica de Coimbra em terceiro.

Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Rolo e Ana Gabriela Noivo são as novas campeãs nacionais universitárias de Basquetebol 3×3. (Foto: CDUP-UP)

Xeque-mate vezes três

De ouro foi igualmente o percurso da delegação da U.Porto que participou no CNU de Xadrez, que terminou esta quarta-feira, também em Lisboa.

Grande favorita a mais um título, a equipa composta por Mariana Silva, Ana Raquel Bastos, Hugo Sousa, Francisco Parente, André Sousa e Guilherme Martins Universidade do Porto confirmou esse favoritismo ao sagrar-se tricampeã nacional universitária na prova de Semirrápidas por equipas, com um total de 13,5 pontos.

Atrás da U.Porto ficaram a AAUAv, a AAUM, a AAUAv2 e a Associação de Estudantes do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

A equipa de Xadrez da U.Porto sagrou-se tricampeã nacional universitária na prova de Semirrápidas por equipas. (Foto. CDUP-UP)

A U.Porto volta à competição ainda esta semana, nos Campeonatos Nacionais Universitários de Ténis, Ténis de Mesa e Bilhar, que decorrem em Lisboa; e no CNU de Natação Piscina Curta, que vai ter lugar no Porto.