Atletas da U.Porto desenharam um percurso praticamente perfeito (5 vitórias e 1 empate). (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto é a nova campeã europeia universitária de futebol de 7 feminino, após ter conquistado a competição que decorreu na Croácia e que reuniu as melhores equipas universitárias da Europa.

A U.Porto levou a melhor sobre a Ural Federal University (Rússia), a University of Montpellier (França), University of Wurzburg e University of Marburg (Alemanha), Song og Fjordane University College (Noruega) e University of Josip Juraj Strossmayer (Croácia). Para alcançarem esta vitória, as atletas da U.Porto fizeram um percurso praticamente perfeito, terminando o mini campeonato de sete equipas com cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, conseguindo um saldo de 10 golos marcados e apenas um sofrido.

Liderada pelo treinador Ivan Baptista, a seleção da U.Porto incluiu as estudantes / atletas Alexandra Pereira, Filipa Oliveira, Rute Costa, Cláudia Calçada,  Eduarda Leal, Inês Carvalho,  Joana Lopes, Mariana Santos, Micaela Matos, Sara Sá, Sofia Rios (todas da FADEUP), Cláudia Lima (FEP), Orlanda Sousa (FEUP) e Cláudia Lobo (FLUP). A atleta da equipa da U.Porto, Rute Costa (FADEUP), acabou mesmo por conquistar o prémio de melhor guarda-redes do torneio. Na delegação estiveram ainda Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e a fisioterapeuta Sofia Silva.

Esta conquista só vem confirmar a excelente participação dos atletas da U.Porto nos Campeonatos Europeus Universitários, superando o seu melhor registo de sempre na principal competição europeia de desporto universitário. A U.Porto já alcançou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Para além do título de futebol feminino, os atletas da U.Porto conseguiram também uma medalha de ouro, através de Luís Silva, no Campeonato Europeu Universitário de Karaté, uma medalha de bronze conquistada por Inês Rodrigues e uma medalha de prata conquistada no Rugby 7s feminino.

Recorde-se que a Universidade do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP) e com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), foi a instituição escolhida para acolher e organizar o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol, prova maior do “desporto-rei” europeu a nível universitário, que se vai disputar em 2017.