O “Depósito” esteve patente entre 27 de janeiro e 30 de junho de 2007 na Reitoria da U.Porto. (Foto: Pedro Miguel Tavares)

É já no próximo dia 16 de fevereiro e contará com a presença do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em 2007, a exposição “Depósito – anotações sobre densidade e conhecimento” reuniu 570 peças, oriundas dos vários núcleos museológicos da Universidade do Porto, e trouxe-as para o coração da cidade, colocando-as em diálogo com novas criações visuais e performativas. Dez anos depois, é esse caminho que a U.Porto se propõe a revisitar através do relançamento do catálogo da exposição, numa iniciativa que pretende ao mesmo tempo retomar a memória do seu comissário, Paulo Cunha e Silva.

Com curadoria do antigo professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e, mais tarde, vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto (CMP), o “Depósito” deu a conhecer ao grande público peças que estavam “escondidas” nos diferentes espólios da instituição. Manteve as portas abertas durante seis meses (27 de janeiro e 30 de junho de 2007), na Reitoria U.Porto, e teve um grande impacto junto dos públicos da cidade e da academia.

Exposição deu a conhecer 570 peças, oriundas dos vários núcleos museológicos da U.Porto. (Foto: Pedro Miguel Tavares)

O relançamento do catálogo da exposição, publicação que se tornou de referência na cultura contemporânea do Porto, vai ter lugar no próximo dia 16 de fevereiro, às 21h30, no edifício da Reitoria da U.Porto. A sessão contará com a presença de alguns dos autores que irão partilhar experiências e memórias, assim como as influências geradas por uma exposição efémera.

Com apresentação a cargo da Vice-Reitora Fátima Marinho, a moderação da sessão caberá a Inês Moreira (FBAUP E IHA/FCSH-UNL) que terá como convidados Amélia Ferraz (Museu da História da Medicina da FMUP), Eduardo Oliveira (Desporto, FADEUP), Lúcia Matos (Museu da FBAUP), Marta Menezes (Cultivamos Cultura), Susana Medina (Museu de Engenharia da FEUP) e Tiago Guedes (Artes Performativas, Teatro Rivoli). A sessão contará ainda com a presença o Presidente da Câmara, Rui Moreira, e uma projeção especial dos Depósitos U.Porto, de André Cepeda (Blues Photography Studio).

A entrada é livre.