No próximo dia 19 de novembro, pelas 21h00, o auditório da Casa Comum (Reitoria) da Universidade do Porto apresenta Cartas da Guerra. O filme (2016) de Ivo Ferreira tem por base as cartas que o escritor António Lobo Antunes enviou à mulher durante o ano de 1971, enquanto exercia as funções de médico em Angola, incorporado no exército português. São cartas escritas num cenário de violência e, ao mesmo tempo, de crescente consciência política. É uma iniciativa que surge no âmbito da programação paralela à exposição José Rodrigues, o Guardador do Sol, patente nas Galerias da Casa Comum.

Após a exibição do filme, Maria João Castro, Professora da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e investigadora no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), sediado Faculdade de Letras da U.Porto, e Jorge Campos, Professor da ESMAE, jornalista e realizador de cinema, vão refletir sobre o impacto que a guerra colonial teve na sociedade portuguesa, mais especificamente no cinema português.

A iniciativa culminará com uma visita à exposição José Rodrigues, o Guardador do Sol, orientada por Alexandre Lourenço, um dos curadores da exposição.

A entrada nesta sessão é gratuita, ainda que limitada aos lugares existente na sala.

O Guardador do Sol, de José Rodrigues. A peça encontra-se nos jardins da Faculdade de Belas Artes da U.Porto. (Foto: DR)

Viagem pela história

José Rodrigues foi recrutado para Angola, tendo sido incorporado numa Companhia de Caçadores em Luanda, no ano de 1961. A consciência política, associada ao facto de ter nascido em Luanda, marcou profundamente parte da sua produção artística, exponenciada no seu trabalho final de formação na Escola Superior de Belas Artes do Porto, precursora da Faculdade de Belas Artes, O Guardador do Sol.

No primeiro módulo da exposição patente na Casa Comum, poderão ser revisitadas algumas das obras da década de 1960 e 1970 que também marcaram este período do artista, tais como, O Guardador das Estrelas, A Cabeça do Guerreiro, ou os desenhos da série Lágrimas.

O visitante poderá ainda ler alguns extratos de correspondência que José Rodrigues estabeleceu com um amigo, elucidativa da dor e  revolta do artista perante a guerra.

Esta iniciativa está integrada num ciclo de atividades que tem como principal objetivo refletir sobre alguns dos temas abordados na exposição José Rodrigues, O Guardador do Sol.