A primeira edição da Global Startup Network Conference realizou-se na Coreia do Sul e contou com a representação de Portugal. (Foto: Veritas)

Foi sobre o ecossistema mundial de empreendedorismo e inovação que se falou na primeira edição da Global Startup Network Conference. Realizado entre 16 e 18 de maio, este evento à escala global foi organizado pela Changwon National University na Coreia do Sul, e contou com participantes de nove mercados, nomeadamente Alemanha, Itália, Malásia, Indonésia, Estados Unidos da América, Japão, entre outros. Carlos Melo Brito, Pró-Reitor da U.Porto para a área de Inovação e Empreendedorismo, representou Portugal com uma sessão dedicada ao trabalho que a Universidade e a cidade do Porto têm desenvolvido para o crescimeno de startups na região.

“A Ásia é um espaço de extrema importância para Portugal e, em particular, para a Universidade do Porto. Primeiro porque é uma zona do mundo com um forte crescimento, não só económico mas também cultural, académico e científico. Depois porque Portugal tem em variadissimos países asiáticos um prestígio muito acima daquilo que por vezes se imagina e que tem as suas raízes nos laços históricos e culturais estabelecidos ao longo de séculos. Por estas razões, a participação da U.Porto na conferência sobre Inovação e Empreendedorismo que agora se realizou na Changwon National University na Coreia do Sul não é mais do que o reflexo dessa estratégia que vem sendo seguida pela nossa universidade com solidez e ambição para essa área do globo”, realça Carlos Melo Brito, Pró-Reitor da Universidade do Porto.

Na apresentação, Carlos Melo Brito apresentou os dados que provam o ambiente empreendedor e inovador do ecossistema nacional, bem como o trabalho que está a ser desenvolvido – por organismos como a U.Porto Inovação e o UPTEC – na dinamização e posicionamento estratégico da U.Porto no panorama nacional e internacional.