A Universidade do Porto prepara-se para lançar, no ano letivo 2021/2022, uma nova Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), resultado de uma colaboração pioneira entre a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Ciências (FCUP).

O novo curso surge para dar resposta às necessidades de uma sociedade cada vez mais dependente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em todos os setores de atividade. Na verdade, cada vez mais funções são realizadas por software, cada vez mais negócios são negócios de software, e cada vez mais a inovação está baseada em TIC. Esta realidade tem resultado numa procura crescente por engenheiros informáticos, sendo bem conhecido o deficit de graduados em relação às necessidades do mercado.

A U.Porto, através do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP, tem provas dadas na formação de profissionais versáteis e altamente qualificados em Engenharia Informática e Computação, com elevado reconhecimento pelo mercado refletido nos seus índices de procura e empregabilidade. De facto, o MIEIC tem registado nos últimos anos um número de candidatos em 1.ª opção com nota superior ou igual a 17 valores muito superior ao número de vagas, e taxas de empregabilidade, no final do curso, sempre próximas de 100%, com perto de metade dos estudantes a conseguir emprego antes de concluir o curso.

Atenta às crescentes necessidades do mercado, no âmbito do processo de evolução dos respetivos mestrados integrados para cursos separados de licenciatura e mestrado, imposta legalmente a todos os cursos de Engenharia, a FEUP e a FCUP optaram agora por conjugar recursos e valências, oferecendo uma licenciatura conjunta de banda larga em Engenharia Informática e Computação (L.EIC).

Mais vagas e ensino de banda larga

A funcionar no campus de Engenharia, a nova licenciatura conta com 260 vagas pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA), no ano letivo de 2021/22, a que se somam cerca de 90 vagas por concursos locais (estudantes internacionais, mudança de par instituição-curso, maiores de 23, etc.). Este aumento significativo no número de vagas permitirá reforçar a posição da U.Porto na oferta de formação superior em Engenharia Informática e Computação e responder às necessidades e expectativas da sociedade numa área de grande evolução e impacto.

Oferecendo uma educação cuidada de banda larga nos fundamentos científicos e técnicos da Engenharia Informática e Computação, alinhada com as melhores práticas internacionais, a L.EIC pretende habilitar os seus graduados de forma a assumirem papéis de elevado protagonismo e valor acrescentado nas organizações, e a tornarem-se os Engenheiros Informáticos do futuro ao prosseguirem os estudos a nível de mestrado.

Tendo em conta a vocação institucional para a educação de engenheiros de projeto, no seguimento de um exigente percurso de 5 anos, espera-se que um número significativo dos melhores graduados da L.EIC prossiga estudos no respetivo mestrado de continuidade – o Mestrado em Engenharia Informática e Computação, ou em mestrados mais especializados da U.Porto. Entre eles incluem–se os mestrados em Engenharia de Software, Engenharia e Ciência de Dados, Ciência de Dados, Engenharia de Redes e Sistemas, Segurança Informática ou Multimédia.

O conjunto da L.EIC e dos mestrados de continuidade ou especializados mantém o compromisso de preparar profissionais versáteis e altamente qualificados em Engenharia Informática e Computação, combinando fundamentos sólidos e experiência prática, alicerçados em investigação científica e engenharia inovadora em colaboração com empresas. O objetivo é desenvolver e potenciar o talento dos estudantes que nos procuram, continuando a preparar profissionais que promovam a inovação nas empresas, no panorama nacional e internacional.

U.Porto na vanguarda da Engenharia Informática

João Cardoso, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP acredita que a nova oferta formativa reforçará a posição anterior da Universidade do Porto como “uma das referências em Portugal na área da Engenharia Informática” (assumindo constantemente posições no top 1 e 2 nacional na nota de entrada).

Já o codiretor da L.EIC na FEUP, João Pascoal Faria, refere que “a L.EIC é uma licenciatura que resulta essencialmente dos três primeiros anos do MIEIC, e que reflete melhorias realizadas no plano de estudos, nomeadamente fruto da experiência acumulada durante vários anos de funcionamento do MIEIC como um dos cursos de Engenharia Informática de maior prestígio em Portugal e da conjugação de valências da FEUP e FCUP”.

Pedro Brandão, codiretor da L.EIC na FCUP, acredita por sua vez que “a união de esforços, conhecimentos e metodologias pedagógicas das duas instituições na L.EIC permite solidificar a oferta aos estudantes das várias valências na área da engenharia informática e computação”.

Ainda do lado da FCUP, Alípio Jorge, diretor do Departamento de Ciência de Computadores, sublinha que esta parceria “reforça a estratégia da U.Porto para o digital, com a ambição de incluir outras formações e colaborações na investigação científica e transferência de conhecimento”.

Com a renovação e ampliação da sua oferta formativa em Informática, a U.Porto espera continuar a contribuir para responder às necessidades atuais e contribuir para o futuro da Economia e Sociedade.