Visita da U.Porto ao Japão, Kyutech (2016)

Visita ao Japão incluiu uma passagem pelo Kyushu Institute of Technology (Kyutech). (Foto: DR)

A Universidade do Porto “viajou” recentemente até à Ásia com o objetivo de estabelecer novas plataformas de colaboração com instituições do Ensino Superior daquele continente. O périplo foi um sucesso e saldou-se na concretização de vários protocolos de cooperação com universidades do Japão e de Macau, que permitem à U.Porto vincar a sua estratégia de internacionalização naquela zona do globo.

O primeiro destino foi o Japão e apresentava como desafio a formalização de um protocolo (Memorandum of Understanding) com várias instituições, tendo em vista a realização de uma candidatura conjunta ao Programa Erasmus +, que desde 2015, contempla o Japão como um dos países passíveis de candidatura.

Ao longo de uma semana (24 de abril a 1 de maio), a missão liderada por Maria de Fátima Marinho, Vice-Reitora com os pelouros das Relações Externas e Cultura, esteve envolvida em encontros e reuniões com a Sophia University,  a Tokyo University, a Tokyo University of Foreign Studies, a Nagoya University, a Kyoto Sangyo University, a Osaka University, o Kyushu Institute of Technology (Kyutech) e ainda com a Embaixada de Portugal no Japão. Mostrando uma excelente recetividade às propostas da U.Porto, especialmente nas áreas do Português e das Engenharias, as universidades nipónicas ainda demonstraram interesse em enviar estudantes, docentes e investigadores para Portugal, mas também vontade em receber cada vez mais portugueses.

Visita da U.Porto à Universidade de Macau (2016)

Delegação da U.Porto presente em Macau (Foto: DR)

Depois do Japão, seguiu-se uma visita a Macau (2 a 4 de maio), que fica marcada pela assinatura de um acordo de cooperação com a Universidade de Macau (UM) no sentido de promover a  colaboração entre as duas instituições nas áreas das humanidades, ciência e tecnologia, com especial enfoque nos domínios do ensino do Português e da investigação médica.

A assinatura do protocolo culminou um programa de encontros e visitas que incluíram uma reunião com Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau para a área da Investigação. Neste encontro, marcado pela troca de ideias  sobre as filosofias de ensino em cada uma das universidades, ambas manifestaram a intenção de reforçar a colaboração nos domínios do ensino e da investigação.

Além de Maria de Fátima Marinho, a delegação da U.Porto presente em Macau contou com a participação de docentes e responsáveis diretivos de várias faculdades da U.Porto. Entre eles estiveram Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina (FMUP), António Sousa Pereira, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Luís Baldaia, vice-diretor do ICBAS; Vladimiro Miranda, professor da Faculdade de Engenharia (FEUP) e investigador do INESC-TEC e Isabel Margarida Duarte, professora e diretora do Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira da Faculdade de Letras (FLUP).