Os voluntários terão a oportunidade de desenvolver atividades para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino básico e secundário. (Foto: DR)

Encontram-se abertas até 15 de outubro as inscrições para a edição 2018/2019 do Projeto de “Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar”, uma iniciativa dinamizada pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com vários agrupamentos de escolas da cidade, e que, neste arranque do ano letivo, volta a desafiar os estudantes da U.Porto a ajudar alunos do ensino básico da cidade do Porto nos seus estudos, acompanhando-os em sessões tutoriais ao longo de todo o ano letivo.

Os estudantes selecionados para participar no projeto ficarão responsáveis pelo acompanhamento de um aluno num formato tutorial (1 aluno / 1 voluntário) e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de uma hora. O objetivo passa por minimizar as dificuldades de aprendizagem daqueles alunos, promovendo a sua autonomia no estudo e preparando-os para a tomada de decisões responsáveis no presente e no futuro – quer na escola, quer na sua vida pessoal e social.

Aos estudantes da U.Porto envolvidos é pedido “apenas” que revelem motivação, disponibilidade e vontade de colaborar com o desenvolvimento e integração escolar dos alunos do ensino básico. Em contrapartida, a experiência de anos anteriores mostra que a participação neste projeto possibilita aos voluntários, não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica, independentemente da sua área científica de formação.

Desde o seu arranque, em 2009, o Projeto de Voluntariado Estudantil já contou com a participação de cerca de 650 estudantes da U.Porto, 81 dos quais no ano letivo passado. Entre eles esteve Ana Maia, estudante do 4.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), que resume assim a sua primeira experiência como voluntária: “Ser voluntário neste projeto é muito mais do que ir à escola uma vez por semana ajudar o aluno a estudar. É ver nele um pequeno irmão, orgulharmo-nos dos seus sucessos, sofrer com as suas derrotas, incentivá-lo a continuar a lutar, ouvir os seus problemas e tentar transmitir-lhes competências que o possam fazer crescer não só na vida académica, mas também como pessoas no seu quotidiano. Não é só falar da matéria escolar, é tentar fazê-lo olhar o mundo de uma forma diferente, sendo capaz de discutir temas para além dos abordados na sala de aula”.

Os estudantes interessados devem apresentar a sua candidatura (ver requisitos aquiaté 15 de outubro, através do e-mail [email protected]. A edição 2018/2019 do projeto arranca oficialmente a 17 de outubro com uma sessão de boas vindas no Pólo Zero (junto ao edifício da Reitoria da U.Porto), onde será feita a apresentação do Projeto e respetivo calendário aos voluntários.

O Projeto de Voluntariado Estudantil enquadra-se no vetor Capacitação e Sucesso Escolar do Programa Educativo Porto de Futuro e resulta da colaboração entre a Universidade do Porto e o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto e os Agrupamentos de Escolas de Alexandre Herculano, de Aurélia de Sousa, do Infante D. Henrique, de Rodrigues de Freitas (Escola Secundária de Rodrigues de Freitas e EB de Miragaia) e do Carolina Michaëlis.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].