rececao2016_tshirt

Os estudantes foram contemplados com um Kit de Boas Vindas, no qual se destacava a capa, o saco e a t-shirt da Universidade do Porto.

A Praça Gomes Teixeira tornou-se pequena para acolher os milhares de jovens que participaram na receção aos novos estudantes da Universidade do Porto. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade deu as boas vindas aos seus mais recentes membros com uma festa que contou com a colaboração das principais instituições da cidade.

Numa iniciativa inédita no país, os novos estudantes da Universidade do Porto tiveram a oportunidade de descobrir a cidade que os vai acolher nos próximos anos através de um roteiro cultural gratuito pelos locais mais emblemáticos da Invicta, como são os casos da Fundação de Serralves, da Casa da Música, do Museu Nacional Soares dos Reis ou da Torre dos Clérigos.

rececao2016_cpf

O Centro Português de Fotografia foi um dos 16 espaços culturais da cidade que os novos estudantes da U.Porto puderam descobrir gratuitamente.

Um roteiro de 16 espaços culturais da Invicta, que abriram as suas portas para os novos estudantes da U.Porto, comprovando a importância que a população estudantil – e em particular a Universidade do Porto – assume na vida cultural da cidade.

Isso mesmo foi constatado publicamente pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto na sua intervenção durante a sessão de receção realizada na Praça Gomes Teixeira (ver fotogaleria). «A Universidade do Porto é a instituição mais importante da cidade», afirmou categoricamente, antes de exortar os novos estudantes a ter um papel ativo na cidade: «Vocês passam a ser cidadãos do Porto e, por isso, ajudem-na a construir».

Se a Rui Moreira coube dar as boas vindas à cidade, ao Reitor da U.Porto coube dar as boas vindas à Universidade e Sebastião Feyo de Azevedo fez questão de lembrar que na à sua frente tinha «os melhores alunos que Portugal tem a entrar no Ensino Superior. Jovens inteligentes e talentosos, que ainda serão melhores no final do curso».

O Reitor da Universidade do Porto congratulou-se com os resultados que a instituição registou no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Recorde-se que a Universidade do Porto preencheu logo na primeira fase a quase totalidade das suas vagas, tendo registado quase o dobro dos candidatos em primeira opção para as 4160 vagas disponíveis.

rececao2016_reitor

O Reitor da U.Porto fez questão de destacar os excelentes resultados que a instituição registou no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.

Adicionalmente, a U.Porto é a universidade que possui as mais altas notas de entrada em todo o país: regista a mais elevada classificação média ponderada do último colocado (157,2 valores de média de entrada no universo de todos os seus 52 cursos) e possui 3 cursos no top 5 das médias de entrada no ensino superior e 9 dos 25 cursos com a maior nota de entrada do país.

Este formato de receção aos novos estudantes vai já na sua segunda edição. A Universidade do Porto adiantou-se, assim, ao apelo manifestado este ano pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para que universidades e politécnicos sejam mais pró-ativos no acolhimento e integração dos seus novos estudantes.