Evento organizado por estudantes da Faculdade de Medicina vai reunir no Porto mais de 500 estudantes de todo o mundo. (Foto: DR)

Partilha de conhecimento. É este mote da edição 2017 do YES Meeting, uma conferência internacional destinada a estudantes das áreas biomédicas – que, de 14 a 17 de setembro, traz à cidade e à Universidade do Porto alguns dos nomes mais sonantes da ciência.

Entre os vários oradores destaca-se a presença de Ada Yonath, vencedora de um Prémio Nobel da Química em 2009, e de Nicholas Lydon, vencedor de um prémio Lasker – galardão que distingue profissionais da área da Medicina. Tomoaki Kato – cirurgião pioneiro no transplante de múltiplos órgãos – e Grégoire Courtine, cientista reconhecido por investigar tratamentos para problemas de paraplegia, estão também confirmados na conferência.

Durante quatros dias, a iniciativa – integralmente organizada pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – vai dar a mais de 500 estudantes provenientes de todo o mundo a oportunidade de participar em vários workshops e competições e, assim, aprender em primeira-mão com especialistas de renome mundial em áreas como a Biologia, Oncologia e Neurociências.

A nomeação do Porto para Melhor Destino Europeu 2017 não fica à margem do evento e, entre palestras e sessões, os estudantes e oradores vão poder ficar a conhecer a cidade Invicta. Durante uma das tardes, os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer locais turísticos como as Caves do Vinho do Porto, o Estádio do Dragão, Serralves e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

O arranque da iniciativa, que decorrerá na FMUP, está agendado para as 14h00 de 14 de setembro e contará, entre as várias intervenções, com uma mensagem do Comissario Europeu Carlos Moedas e uma keynote session, a cargo do médico e investigador Manuel Sobrinho Simões. Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Francisco George (Diretor-Geral da Saúde) são apenas algumas das presenças já confirmadas.