Os participantes devem ser capazes de comunicar os temas científicos mais diversos em três minutos, recorrendo apenas à palavra e aos gestos. (Fotos: DR)

O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva vai acolher no próximo dia 2 de março, uma das eliminatórias regionais do Famelab, o mais popular concurso internacional de comunicação científica.

Criado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham e pela National Endowment for Science, Technology and the Arts (NESTA), no Reino Unido, este concurso “caça-talentos” tem como objetivo aproximar a ciência do público em geral, contribuindo para uma cultura de apoio à ciência.

As regras são simples: cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais. Os participantes irão ser avaliados pelo conteúdo, pela clareza e pelo carisma das apresentações.

A competição está aberta a estudantes ou trabalhadores com mais de 18 anos de idade, residentes em Portugal, e que estejam a estudar ou a desempenhar alguma atividade ligada às ciências, à matemática, às engenharias ou tecnologias. O concurso não se destina a profissionais da comunicação ou das artes.

Cada candidato deve incluir na sua inscrição um registo em vídeo da sua comunicação. As melhores comunicações serão incluídas na respetiva eliminatória regional. Para além da do Porto, Portugal terá também também eliminatórias regionais em Bragança, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Évora, bem como nas regiões da Beira Interior, do Algarve e da Madeira.

Cada eliminatória irá apurar os três melhores, que seguem para uma das meias-finais a nível nacional, a realizar entre abril e maio. Chegada esta fase, apenas os 12 melhores concorrentes acedem à final. Antes, os finalistas terão direito a uma formação intensiva com um especialista internacional em comunicação de ciência, que os preparará para esse desafio.

O vencedor da final nacional participa numa das semifinais internacionais do FameLab e, se for selecionado, na final internacional. Estas eliminatórias decorrem durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 9 de junho.

Presente em mais de 30 países, da Europa a Hong Kong. o Famelab chegou a Portugal em 2010, onde é organizado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica juntamente com o British Council, em parceria com universidades e centros Ciência Viva de todo o país.

Os interessados podem fazer a sua inscrição até 21 de fevereiro aqui.

Mais informações aqui.