Debate SdDUP

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) e a Sociedade de Debates da Católica Porto organizam no próximo dia 18 de abril (sábado) a Fase Regional do Porto do Torneio “ Admirável Mundo Novo”, uma competição de debater aberta a todos os estudantes universitários nacionais.

Promovido pelo Conselho Nacional de Debates Universitários e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, este torneio vai ter inicialmente uma fase de apuramento regional, com o intuito de promover a participação de um maior número de equipas e adjudicadores possíveis, Cada uma das quatro competições regionais (Lisboa, Porto, Coimbra e Braga) tem que apurar as suas melhores equipas para a fase final, na qual estarão as oito melhores.

A Fase Nacional realiza-se a 11 de junho, na Casa da Música, no Porto, e compreenderá dois debates de meias-finais e um debate final.

O Torneio tem como objetivo apelar à participação e capacitação de estudantes universitários interessados na temática do Encontro “ Admirável Mundo Novo” e procura retratar o impacto do avanço tecnológico da sociedade, dividindo-se em quatro subtemas: o “Eu” Digital; Vida Inteligente; Economia 2.0 e República Digital. Os debates vão seguir o modelo competitivo de debate universitário British Parliamentary, com equipas de duas pessoas.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados, sendo que para a Fase Nacional só se podem apurar equipas de estudantes do Ensino Superior, nos moldes estipulados pelo regulamento do torneio.

Recorde-se que uma equipa da Sociedade de Debates da Universidade do Porto sagrou-se campeã mundial de debate universitário em 2013. Uma outra equipa da SdDUP foi  tri-campeã nacional de debate universitário em 2014.