Uma delegação da Universidade de Alcalá (Espanha) esteve na Universidade do Porto nos dias 22 e 23 de setembro, com o objetivo de preparar a adesão da instituição à European University Alliance for Global Health (EUGLOH), a “universidade europeia” da qual a U.Porto é um dos membros fundadores.

O programa da visita arrancou na manhã de 22 de setembro com um encontro entre a comitiva espanhola e as Vice-Reitoras da U.Porto Joana Resende (Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico) e Joana Carvalho (Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto).

Ao longo dos dois dias da visita, a delegação encabeçada por Julio Cañero Serrano, Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidad de Alcalá, teve a oportunidade de reunir com as várias equipas responsáveis pela implementação da EUGLOH na U.Porto. Momentos que serviram para colocar a nova “aliada” a par da estrutura de governo, ecossistema, indicadores, sistema gestão, atividades e resultados da EUGLOH.

Em cima da mesa estiveram ainda o projeto EUGLOHRIA e o projeto EUGLOH 2.0, recentemente aprovado pela Comissão Europeia. Este último prevê a atribuição de um financiamento no valor de 14,4 milhões de euros, a aplicar, nos próximos quatro anos, em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores no seio da EUGLOH, ou a cooperação científica ao mais alto nível.

Quatro novos aliados

A Universidad de Alcalá é uma das quatro universidades europeias – juntamente com a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade Ártica (Noruega) – que vão juntar-se à EUGLOH no âmbito da estratégia de expansão da Aliança, anunciada pela primeira vez durante a primeira cimeira anual da Aliança, que decorreu em outubro de 2021, na Reitoria da U.Porto.

De resto, as quatro universidades já marcaram presença na edição 2022 da EUGLOH Annual Summit, que teve lugar na Universidade de Paris-Saclay (França).

Recorde-se que, para além da U.Porto, são membros fundadores da EUGLOH a Universidade de Paris-Saclay (França), a Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), a Universidade de Lund (Suécia) e a Universidade de Szeged (Hungria)

Sobre a EUGLOH

A European University Alliance for Global Health (EUGLOH) começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente.

O projeto foi lançado oficialmente em setembro de 2019, em Paris, e tem como principais objetivos a cooperação entre as cinco universidades envolvidas nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global, numa perspetiva multidisciplinar, apostando para isso em áreas como mobilidade de estudantes e staff universitário ou a cooperação científica.

Mais informações aqui.