O ensino atual do jornalismo vai ser um dos temas em foco da conferência.

O anfiteatro do Polo de Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC.PINC) acolhe, no próximo dia 3 de junho, a Conferência Internacional sobre Ensino do Jornalismo, organizada pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), através do curso de Ciências da Comunicação.

Num momento peculiar que se vive nas redações dos jornais, rádios, televisões e plataformas noticiosas online, marcado pela procura de de novos modos de consumo de notícias e modelos de negócio sustentáveis, este evento será um momento para refletir a forma como são afetadas as práticas jornalísticas na atualidade. Pretende-se ainda debater o papel do meio académico neste contexto, a partir da discussão sobre o ensino do jornalismo praticado a nível global.

Para debater estes e outros temas estarão especialistas oriundos da U.Porto, mas também da Universidade do Nevada (Reno, EUA), da Universidade Babes-Bolyai (Cluj-Napoca, Roménia), da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha) e da Universidade Nova de Lisboa. Os docentes convidados farão pequenas apresentações sobre temáticas relacionadas com o estado atual do ensino do jornalismo e sobre as tendências futuras que afetarão o meio académico, permitindo um debate final aberto com a participação dos oradores convidados e da audiência.

O programa completo pode ser consultado aqui.