O Reitor da U.Porto (centro) recebeu uma lembrança de cortesia do presidente da FISU (à esq.).

A Reitoria da Universidade do Porto recebeu entre 23 e 26 de abril, uma Reunião da Comissão Médica da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), evento que contou com a presença de Claude-Louis Gallien, Presidente do órgão que tutela o desporto universitário a nível mundial.

No dia 24 de abril, José Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, marcou encontro com Claude-Louis Gallie e com e a Comissão Médica da FISU, que se reuniu na sala do Conselho ao longo do dia. Durante esta reunião foram discutidos assuntos relacionados com o sector médico da FISU, havendo ainda lugar para algumas palestras. Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto apresentou o plano desportivo da Universidade. Já José Soares, professor de Fisiologia do Desporto na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), falou sobre “A prescrição médica de exercício clínico”, enquanto Vítor Hugo, nutricionista, abordou os “Mitos e Erros em Nutrição no Desporto”.

O programa incluiu também uma visita ao Estádio do Dragão, onde Nélson Puga, responsável médico do Futebol Clube do Porto, apresentou a organização do Departamento de Saúde do clube. Seguiu-se uma passagem pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos.

Recorde-se que Portugal este ano será palco de dois Mundiais Universitários. A cidade do Porto recebe a 23 de julho o Mundial Universitário de Voleibol de Praia, numa organização da Federação Académica do Porto, da U.Porto e do Instituto Politécnico do Porto. Já em agosto, a cidade de Guimarães acolhe o Mundial Universitário de Andebol, numa organização da Associação Académica da Universidade do Minho.