O projeto coletivo “O Som do Algodão” vai levar à cena dois espetáculos ao longo do dia. (Foto: DR)

Dos três meses aos três anos de idade e dos três anos aos doze. É este o público alvo da proposta que a Universidade do Porto está a preparar para o próximo dia 19 de fevereiro.

A decorrer no edifício histórico da Reitoria da U.Porto, a iniciativa vai abrir com três sessões – às 10h00, às 11h00 e às 12h00 – de “OVO”, um espetáculo de música e contos para bebés e crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade. E ovo porquê? Porque é o início. É a primeira casa. É o calor que fermenta a vida. O projeto coletivo O Som do Algodão” propõe uma primeira experiência em que os bebés e as suas famílias vivem a experiência do ovo, do nascimento, o início de tudo. A partir da adaptação do livro “Um Bicho Estranho” (ed. Kalandraka), a sessão propõe uma viagem “sem fim”. Um conto onde a rima e o ritmo despertam os sentidos dos participantes, num jogo que pede a interação de todos na descoberta deste “ovo” que se transforma, que se desdobra em novas histórias a cada página.

Da parte da tarde, os “convidados” passam a ser as crianças entre os três e os 12 anos de idade, as sessões, com duração aproximada de 40 – 45 minutos. É a elas que se destina “CircOntando” o nome do espetáculo que promete lembrar que a vida, às vezes, tem semelhanças com o que se passa num Circo! E as histórias também! Então.. E se fizéssemos todos parte do mesmo circo? Uma sessão de histórias que junta o fantástico, o irreal, lobos que falam espanhol e ursos que um dia acordam no horário de expediente… As sessões têm início às 15h30 e têm a duração aproximada de 40 a 45 minutos.

Estas sessões juntam a narração oral e experimentação sonora para bebés, crianças e famílias. São atividades pensadas para integrar a família, promover a arte na infância, a escuta ativa e o prazer pela leitura e pelas histórias.

O acesso às oficinas está sujeito a inscrição e tem o custo de 7,5 euros (com 10% de desconto para membros da U.Porto). O preço incluiu a participação da criança e de um adulto (é obrigatório o acompanhamento de pelo menos um adulto). O acompanhamento de um segundo adulto tem o custo de 4 euros.

Mais informações através do e-mail [email protected].