Desafie-se e entre em 2021 a cuidar de si nos Workshops de Tai Chi.  A partir do próximo dia 6 de janeiro, e ao longo das seis primeiras quartas-feiras do novo ano, este é o convite lançado pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) a toda a comunidade, mas especialmente aos estudantes da U.Porto que estão prestes a iniciar a primeira época de exames do ano.

A decorrer nos dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro de 2021, sempre às 19h20, no CDUP-Boa Hora, estas sessões estão preparadas para ajudar a comunidade U.Porto em plena época de exames, “aliviando a ansiedade e stress mental, característico deste período”, explica Jorge Magalhães Rodrigues, professor de Tai Chi do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) a quem caberá orientar os workshops.

“Através do equilíbrio e controlo mental, os participantes podem sentir melhorias também ao nível da concentração”, acrescenta o também investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e membro do Instituto Português de Taichi e Chikung.

A iniciativa arranca a 6 de janeiro com o primeiro de três workshops de Chikung: o primeiro, no qual será a presentada a sequência dos “8 brocados de seda” para a saúde. A segunda sessão está agendada para 13 de janeiro e focar-se-á na sequência do “tratado da renovação dos músculos e tendões”. O terceiro workshop, marcado para 20 de janeiro, propõe uma sequência de “exercícios para a longevidade”.

A segunda fase da iniciativa inclui três workshops de Taichi, o primeiro dos quais, a 27 de janeiro, será dedicado à sequência dos “5 animais” e as suas aplicações. Segue-se a sequência terapêutica da “garça e a serpente” a 3 de fevereiro. O último workshop vai decorrer a 10 de fevereiro e inclui “24 movimentos” terapêuticos.

As sessões serão orientadas por Jorge Magalhães Rodrigues e vão decorrer nas primeiras quartas-feiras do ano, nas instalações do CDUP-Boa Hora. (Foto: CDUP-UP)

As sessões são gratuitas para todos os utilizadores do Programa UPFit. Para os não membros, o custo varia entre os 3,50 euros (estudantes, docentes, não docentes, investigadores e alumni da U.Porto) e os 4,90 euros (público externo).

As vagas estão limitadas a 20 participantes por sessão, podendo ser reservadas no site do CDUP-UP.

Recorde-se que o Tai Chi é uma das modalidades que integram o Programa UPFit do CDUP-UP. As sessões decorrem à segunda e quarta-feira, às 19h20, e procuram ajudar os participantes a melhorar a qualidade de vida, combatendo o stress, fortalecendo os músculos, melhorando o equilíbrio, a coordenação e a respiração.