Alguns membros do consórcio Arrow, durante a reunião intermédia do projeto, que decorreu no início  em Ulan Bator, Mongólia (Foto: DR)

A Universidade do Porto é uma das instituições parceiras do “ARROW – Improvement of Research and Innovation Skills in Mongolian Universities”, um projeto internacional – com co-financiamento Erasmus+- que tem como principal objetivo apoiar a capacitação das universidades da Mongólia nos domínios ligados à investigação e inovação.

Formalizado em maio passado e com a duração prevista de 36 meses, o ARROW reúne um consórcio constituído por 15 parceiros internacionais, dos quais 11 são universidades públicas e privadas da Mongólia e quatro são parceiros europeus. O projeto é coordenado pela Universidade de Las Palmas da Grã-Canária, em Espanha, e, para além da U.Porto, conta ainda com a Fundação Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Las Palmas e com a Universidade Szczecin (na Polónia).

Entre as ações previstas no âmbito do projeto inclui-se a promoção e reforço de capacidades de investigação dos estudantes, investigadores e professores mongois, ao nível da escrita científica, análise de dados, produção de resultados científicos, escrita de candidaturas a projetos e desenvolvimento do Inglês

O projeto contempla também ações de formação sobre o registo de Propriedade Intelectual e procura sensibilizar para as questões do Plágio. Prevista está igualmente a criação de uma plataforma online, designada “mentorscientist”, em que investigadores juniores trabalharão em articulação com investigadores seniores das suas áreas de estudo e investigação.

Foi precisamente para lançar os próximos passos de implementação do ARROW que a U.Porto, através da Unidade de Apoio à Investigação (UAI), participou recentemente (1 a 5 de julho) na reunião intermédia do projeto, que decorreu em Ulan Bator (Mongólia). Na ocasião, a comitiva da Universidade teve a oportunidade de dinamizar um workshop sobre Oportunidades de Financiamento e Escrita de candidaturas de Projetos, no qual participaram 41 investigadores, docentes e técnicos universitários.

A par desta iniciativa, Óscar Felgueiras, professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), organizou um curso de Estatística Aplicada que contou com a participação de 63 estudantes, investigadores e docentes.

Note-se que a U.Porto apoiará também a criação da plataforma “mentorscientist”, colaborando ativamente nas atividades de disseminação do projeto. No que respeita ao acompanhamento das restantes atividades, a U.Porto integra ainda o Comité para a Qualidade.