Caminhada pela Rota dos Moinhos em Gondomar vai permitir aos participantes conhecer trilhos de beleza rara no Grande Porto. (Foto: DR)

Descobrir os trilhos do Parque das Serras do Porto enquanto se contribui para a limpeza do parque é o propósito da caminhada pela Rota dos Moinhos de Jancido que a Universidade do Porto vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, no próximo dia 29 de junho, sábado, entre as 10h00 e as 15h00.

Aberta a toda a comunidade académica e de participação gratuita, esta iniciativa tem como objetivo promover a atividade física e o bem-estar, assim como a sensibilização e consciencialização para a importância da preservação das espécies e da natureza, contribuindo ainda na ajuda da limpeza dos espaços verdes.

Pelo caminho será possível desfrutar e apreciar lugares de rara beleza natural no Grande Porto, repletos de carvalhos, medronheiros, amieiros e muitas outras espécies, assim como entrar em moinhos e avistar quedas de água e muros em xisto que suportam as terras que até há bem pouco tempo estavam cobertas pela vegetação.

Ao longo do trilho, os participantes serão convidados a fotografar a biodiversidade local, a combater as espécies invasoras (árvore Austrálias) e a limpar o parque num exercício de plogging. Por isso, os participantes devem levar consigo um x-ato, calçado confortável, chapéu e alimentos para o almoço partilhado a realizar no próprio parque.

A rota terá início às 10h00, pelo caminho de Midões, e vai terminar no caminho Moinhos de Jancido. (Foto: Google Maps)

A inscrição é gratuita, mas com limite do número de participantes, devendo ser realizada até dia 24 de junho através do respetivo formulário online.

Os interessados que não disponham de transporte próprio, poderão deslocar-se em autocarro disponibilizado pela U.Porto até ao Parque dos Moinhos, com partida da Reitoria às 9:00 e regresso ao Porto às 15h00. Para os restantes, o ponto de encontro será às 9h45, na rua de Santo Ovídio, junto ao Centro de Saúde de Gondomar / Foz de Sousa.

Mais informações através do e-mail [email protected].