Estudantes da U.Porto vão apoiar os alunos das escolas da cidade com mais dificuldades.

Voluntariado de estudantes para combater o insucesso escolar? É este o mote de mais uma edição do Programa Porto de Futuro | Voluntariado Estudantil, projeto que nasce da colaboração entre a Universidade do Porto e o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto e os Agrupamentos de Escolas de Alexandre Herculano, de Aurélia de Sousa e Infante D. Henrique.

As atividades de voluntariado estudantil desenvolvidas nestes agrupamentos assentam no apoio às atividades escolares do aluno, bem como a outras atividades formativas desenvolvidas pela escola. Procurando contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem destes alunos, o trabalho dos voluntários procura também facilitar também a sua integração na escola e na turma com o intuito de evitar o abandono escolar, assim como de preparar os alunos para a tomada de decisões responsáveis, quer na escola, quer na sua vida pessoal.

Para os estudantes da Universidade do Porto, a participação neste projeto possibilita não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica. Permite, também, capitalizar a experiência enquanto estudante do Ensino Superior para dinâmicas promovidas pela escola, independentemente da sua área científica de formação, e sensibilizá-los para a importância das ações de voluntariado no desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e solidária.

Os estudantes interessados devem preencher a respetiva ficha de inscrição, já disponível online.

Mais informações através do e-mail [email protected] ou do telefone 22 040 8210.