Um livro “aumentado”, aprendizagem ativa ou “cooperative learning”. Estes são apenas alguns dos conceitos que, nos últimos anos, têm sido apresentados no concurso anual “Projetos de Inovação Pedagógica”, inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica” da Universidade do Porto. A edição deste ano decorre até 11 de janeiro e visa distinguir os projetos que apresentem ideias inovadoras nos modelos educativos aplicados nos cursos/unidades curriculares.

Com um prémio monetário no valor de 1.000 euros, o concurso destina-se a docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares. Nas últimas edições têm sido selecionados, em média, 10 projetos vencedores.

O prémio deverá ser aplicado no financiamento de aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações, que contribuam para a inovação do quadro pedagógico.

As candidaturas podem ser apresentadas até dia 11 de janeiro, através do e-mail [email protected], preenchendo os documentos necessários à candidatura que podem ser descarregados aqui.

Inovação pedagógica dentro das salas de aula

O concurso insere-se no programa ““Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”, uma iniciativa lançada em 2016 pela Reitoria da U.Porto e que tem por objetivo promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da instituição.

Para além do concurso de financiamento para projetos que visem a inovação pedagógica, o programa inclui ainda a atribuição dos Prémios de Excelência Pedagógica que visam distinguir, promover e divulgar anualmente exemplos de modelos educativos de excelência praticados na Universidade do Porto.