Em 2022, a U.Porto Press volta a marcar presença nas feiras do livro de Lisboa e do Porto. A 92.ª Feira do Livro de Lisboa arranca já amanhã, dia 25 de agosto, e no dia seguinte, 26 de agosto, é a vez de a Feira do Livro do Porto receber os primeiros visitantes da sua edição de 2022. Ambas se prolongarão até ao dia 11 de setembro.

Esta será  a maior a maior edição de sempre da Feira do Livro de Lisboa, de acordo com a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, a organizadora do certame. O Parque Eduardo VII acolherá este ano uma feira com imagem renovada, refletida em novos pavilhões e praças, na senda de uma solução mais sustentável, esteticamente mais harmoniosa e, também, funcional, na ótica do visitante.

Estarão presentes 140 expositores (mais 10 do que na edição anterior), em representação de centenas de marcas editoriais, distribuídos por 340 pavilhões, contando ainda com a Ucrânia como país convidado, num stand dedicado aos livros e autores daquele país.

A U.Porto Press, que registou em 2021 a sua melhor participação de sempre neste evento, estará novamente representada no Espaço dos Pequenos Editores – pavilhão C01, junto à entrada sul (próxima da rotunda do Marquês de Pombal). Ali, os visitantes poderão aceder a cerca de de três dezenas de títulos da Editora da Universidade do Porto, sem esquecer as suas mais recentes novidades editoriais.

Poderá visitar a Feira do Livro de Lisboa no Parque Eduardo VII, de 25 de agosto a 11 de setembro, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 22h00; à sexta-feira, entre as 12h30 e as 24h00; ao sábado, entre as 11h00 e as 24h00; ao domingo, entre as 11h00 e as 22h00.

Feira do Livro do Porto para “Imaginar” e “Agir”

“Imaginar” e “Agir” serão as palavras de ordem da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, em que a poesia terá lugar de destaque, não fosse Ana Luísa Amaral a homenageada desta edição. A poetisa e docente da U.Porto, recentemente falecida, deixou uma marca indelével no panorama literário e cultural da atualidade, vincada pela atribuição de diversos prémios nacionais e internacionais nos últimos anos.

“A poesia é a arte da partilha, uma promessa de futuro, e dedicamos esta edição da Feira do Livro à poesia como força transformadora”, afirmou Nuno Faria, coordenador da programação da Feira do Livro do Porto e diretor artístico do Museu da Cidade, na conferência de imprensa de apresentação da Feira do Livro 2022.

Numa curta intervenção nessa mesma sessão, Ana Luísa Amaral manifestou-se honrada pelo convite que lhe fora dirigido meses antes por Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, para se afirmar como figura central desta edição da Feira do Livro, e mostrou-se “feliz com esta distinção”.

Para além das ações promovidas pelas 84 entidades inscritas, nos 126 pavilhões instalados nos Jardins do Palácio de Cristal, a presente edição deste festival literário oferecerá ao visitante um vasto programa cultural, que inclui conversas, lições, concertos, cinema, sessões de palavra soprada e atividades infantojuvenis.

U.Porto Press regressa ao pavilhão 28

O stand da U.Porto Press na Feira do Livro do Porto 2022 disponibiliza perto de 150 títulos com descontos até 75%. (Foto: U.Porto Press)

Leia. Descubra. Conecte-se: é este o mote para mais uma participação da Editora da Universidade do Porto na Feira do Livro do Porto. Entre novidades e best-sellers, a U.Porto Press convida o visitante a mergulhar o olhar na sua bancada e a descobrir as suas coleções, desde as mais clássicas – como as coleções “Estudos” e “Ensino” ou a “Letras Portuguesas” – até às mais recentes, as coleções “Atelier” e “Summa Cum Laude”.

A editora ocupará o pavilhão 28 – “Universidade do Porto” –, tal como na edição anterior, e disponibilizará publicações com a sua chancela, mas também de outros projetos editoriais da Universidade do Porto (U.Porto), que, assim, representará: Faculdade de Arquitectura, Faculdade de Desporto, Faculdade de Letras, Casa-Museu Abel Salazar, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Fundação Instituto Marques da Silva e Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

Serão aproximadamente 150 títulos distintos, de áreas temáticas diversas, com descontos que ascendem a 75%. Na prática, os preços começam mesmo abaixo de 1 euro, com mais de meia centena de títulos listados abaixo dos 10 euros.

Ana Luísa Amaral será igualmente lembrada neste pavilhão, através das suas publicações Pela Liberdade: Respirações e A Breath of Freedom – que serão Livro do Dia a 9 de setembro – e E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência, do qual foi coorganizadora e coautora.

Neste período pós-pandémico, as sessões de autógrafos voltam ao seu formato habitual, sendo promovidas em frente aos respetivos pavilhões. No caso da U.Porto Press, serão três sessões, sempre ao fim-de-semana e sempre às 16h00. A primeira terá lugar a 4 de setembro, segundo domingo da Feira, e reunirá Maria de Fátima Lambert e Hugo Monteiro, coordenadores de Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I.

No fim-de-semana seguinte, mais duas sessões em torno de quatro livros: no sábado, 10 de setembro, os autógrafos ficarão a cargo de Jorge Simões Cortez, autor de A empresa – reflexões sobre a natureza e a transmissão da empresa (em especial, a transmissão universal parcial). No domingo, dia 11, “dose tripla”, com a presença de Agostinho Santos, autor de Outra Vez a Sonhar. Modos de Ver José Saramago e Querida Blimunda. Modos de Ver José Saramago e coautor de Ver Cegueira Adentro. 100 Anos de José Saramago.

A Feira do Livro do Porto 2022 estará aberta ao público de 26 de agosto a 11 de setembro, entre as 12h00 e as 21h00, de segunda a quinta-feira; entre as 12h00 e as 23h00, à sexta-feira; entre as 11h00 e as 23h00 ao sábado e entre as 11h00 e as 21h00 ao domingo.