Está aberta a época dos maiores festivais literários do país e as edições da Universidade do Porto têm presença assegurada pela mão da U.Porto Press.

A 91.ª Feira do Livro de Lisboa, organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), decorre no Parque Eduardo VII, entre 26 de agosto e 12 de setembro, naquela que será a segunda maior edição de sempre do evento, com 131 expositores, distribuídos por 325 pavilhões, logo atrás da edição de 2019. A U.Porto Press estará representada no Espaço dos Pequenos Editores – pavilhão C01, junto à entrada sul (próxima da rotunda do Marquês de Pombal) –, com cerca de três dezenas de títulos, entre os quais as suas novidades editoriais.

No dia seguinte, 27 de agosto, será a vez de abrir pela primeira vez as portas da edição 2021 da Feira do Livro do Porto, a decorrer até 12 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Realizando-se sob o mote Herborizar, numa alusão aos herbários construídos por botânicos e escritores até ao século XIX, a Feira do Livro do Porto presta este ano homenagem ao escritor e médico portuense Júlio Dinis, numa altura em que se assinalam os 150 anos da sua morte. O também antigo estudante e professor da Universidade do Porto terá também contruído o seu próprio herbário na Madeira, numa tentativa de cura para a tuberculose de que padecia.

Mais de 150 títulos da U.Porto a preços convidativos

A U.Porto Press volta a representar a Universidade do Porto num pavilhão próprio – Pavilhão 28 -, onde os visitantes poderão encontrar mais de 150 títulos de áreas temáticas diversas e a preços convidativos, com descontos situados entre os 10% e os 50%. No caso dos Livros do Dia, os preços serão ainda mais reduzidos.

Neste pavilhão estarão disponíveis títulos editados não só pela U.Porto Press, mas também pelas faculdades de Arquitetura, Desporto, Letras e Psicologia e Ciências da Educação, pela Casa-Museu Abel Salazar, pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), pela Fundação Instituto Marques da Silva e pelo Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

As novidades editoriais da U.Porto Press darão o mote a três sessões de autógrafos, a terem lugar na “Ilha” – um espaço este ano designado para o efeito pela organização da Feira – situada no centro do lago existente nos Jardins do Palácio de Cristal (nas traseiras dos pavilhões 77 a 97).

A primeira ocorrerá no sábado, 28 de agosto, pelas 16h30, e contará com a presença de Helena Queirós, Luís Monteiro e Daniela Leite Castro, autores de Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP. No domingo seguinte, 5 de setembro, pelas 17h00, mais duas sessões de autógrafos, desta vez a cargo de Manuel João Monte e Sofia Miguens, autores da mais recente novidade editorial da U.Porto Press – Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático) – e de Orfeu Bertolami, autor da obra ficcional A Solução Final.

Entrada livre mas com lotação máxima definida

Em 2021 a Feira do Livro do Porto reunirá 78 expositores – entre editores, livreiros, alfarrabistas, distribuidores e instituições –, ocupando um total de 124 pavilhões. Na sua programação estão incluídas conversas, lições literárias, oficinas, concertos, cinema, animação, atividades infantojuvenis, exposições e emissões radiofónicas.

As portas deste festival literário estarão abertas entre as 12h30 e as 21h00, de segunda a quarta-feira; entre as 12h30 e as 23h00 à quinta e sexta-feira; entre as 11h00 e as 23h00 ao sábado e entre as 11h00 e as 21h00 ao domingo.

A entrada é livre, mas sujeita ao cumprimento das regras definidas no Plano de Contingência delineado pela organização para a prevenção e mitigação dos riscos associados ao atual contexto pandémico, entre as quais lotação máxima de 1000 visitantes em simultâneo no recinto, circulação condicionada nos Jardins do Palácio de Cristal, uso obrigatório de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social, conforme a página oficial do evento.