Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. 2. Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto. Transversalidade e criatividade é a mais recente novidade editorial da U.Porto Press e integra a coleção homónima – Cadernos de Inovação Pedagógica, lançada em 2021.

Depois de Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. I, editado em 2021, que reuniu parte dos trabalhos apresentados na edição de 2020 do Workshop de Partilha e Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, este segundo número dos Cadernos é dedicado às Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto.

Criadas em 2017, por iniciativa de Fernando Remião, então Pró-Reitor da U.Porto para a Inovação Educativa e Desporto, as Unidades Curriculares INOVPED visam estimular a comunidade académica a refletir sobre as suas práticas pedagógicas, retirando estudantes e docentes das suas “zonas de conforto”, bem como promover a inovação pedagógica e potenciar uma formação multidisciplinar que supere “os lugares-comuns da ‘interdisciplinariedade’” – lê-se na nota introdutória da obra, assinada por João Veloso, Pró-Reitor da U.Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica entre junho de 2018 e junho de 2022.

Mas não só: a ideia passa, também, por desafiar “quotidianamente” docentes e estudantes a “complementarem perspetivas e metodologias de trabalho aproveitando a circunstância de estudarem e de trabalharem numa universidade que engloba praticamente todas as áreas científicas”, acrescenta o também docente da Faculdade de Letras  (FLUP) e responsável pela criação e direção dos Cadernos de Inovação Pedagógica, até este número,

Composto por oito  capítulos, versando sobre unidades curriculares e temas diversos, o  volume 2 dos Cadernos – que pode ser adquirido na loja online da U.Porto Press – surgedepois de quatro edições que tornaram possível a concretização de quase duas dezenas de experiências pedagógicas com estas características”. Assim, a Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Reitoria da Universidade do Porto – “que tem tutelado esta iniciativa pedagógica desde o seu início” – considerou estar “na posse de dados e informações que valeria a pena partilhar com a comunidade mais alargada”.

Segundo João Veloso, a produção de conteúdos sobre pedagogia universitária, enquanto resultado do trabalho académico, reveste-se de especial importância já que, futuramente, “aproveitarão a diversos intervenientes”.

Ainda nas palavras do docente, é com base na publicação de “relatos de experiência e de trabalhos de natureza mais teóricaque docentes não diretamente envolvidos em iniciativas semelhantes às abordadas nesta publicação podem retirar sugestões de trabalho futuro, tópicos de discussão e um estímulo importante para o envolvimento crítico nas atividades universitárias relacionadas com a inovação pedagógica em todas as suas dimensões”.

Refletir a inovação pedagógica

A coleção Cadernos de Inovação Pedagógica nasceu tendo em mente a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior, de atualizar e disponibilizar os conhecimentos na área e de reunir muitos dos resultados de iniciativas de inovação pedagógica realizadas na U.Porto, ou em instituições com as quais mantém parcerias nestes domínios.

Atualmente, a coleção tem como diretora Sónia Valente Rodrigues, também docente da FLUP, que sucedeu a João Veloso e é, desde junho passado, a Pró-Reitora da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa.