A Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vão marcar presença no 1.º Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola, a decorrer este sábado, 23 de janeiro, das 10h00 às 18h30, numa emissão totalmente on-line.

Tendo como mote o futuro da ciência está nas mãos destes alunos, esta iniciativa inédita vai reunir institutos de investigação, universidades, empresas, museus e outras organizações com o objetivo comum de apresentar a diversidade dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Rede em contacto com as escolas. Ao mesmo tempo, pretende-se celebrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, desde 2018, nos mais de 200 Clubes Ciência Viva na Escola, espaços de contacto com a ciência e a tecnologia.

Este clubes são apresentados como “uma via rápida de acesso à investigação que se faz hoje no nosso país em instituições científicas, universidades e empresas de base tecnológica. Envolvem toda a comunidade educativa e visam a melhoria do ensino experimental das ciências nas escolas do Ensino Básico e Secundário”.

Durante o dia, haverá tempo para visitas guiadas, conversas em direto com investigadores – incluindo vários da U.Porto – e jornalistas, debates e pequenos workshops. Pelo meio, será possível conhecer melhor a Galeria da Biodiversidade, o Planetário do Porto e os restantes Centros Ciência Viva de Norte a Sul do país.

Mais informações (programa, lista de oradores, inscrições, etc.) aqui.