Todas as sessões são gratuitas, mas sujeitas a inscrição. (Foto: U.Porto)

Só no ano letivo 2018/2019, a Universidade do Porto acolhe perto de 6000 estudantes internacionais, de mais de 100 países, muitos dos quais manifestam interesse em ficar em Portugal após a conclusão do ciclo de estudos e/ou depois de um período de mobilidade. A pensar neles, a U.Porto organiza, até 29 de maio, um ciclo de workshops sobre “Trabalhar em Portugal: dicas para estudantes internacionais”.

Organizado pelo Gabinete de Empregabilidade da U.Porto, este primeiro ciclo de sessões realiza-se em português e, por isso, destina-se apenas a estudantes internacionais que dominem a língua. As sessões têm lugar no Auditório Ruy Luís Gomes, na Reitoria da Universidade do Porto, das 14h30 às 16h30.

“Candidaturas eficazes em Portugal” é o nome da próxima sessão, que se realiza a 13 de maio, com o especialista Alberto Vaz Guimarães, da Work4People. Nesta sessão, os participantes terão oportunidade de conhecer algumas ferramentas de procura de anúncios de emprego, dicas sobre os processos de candidatura, o currículo, a abordagem às empresas, o processo de recrutamento e seleção em Portugal. Já no dia 23 de maio, quinta-feira, a sessão será dedicada a “LinkedIn: como usar e gerar oportunidades” e conta com a participação de Karla Martins, com experiência internacional na gestão de carreiras.

A última sessão, “Trabalhar & Viver em Portugal: conselhos úteis”, realiza-se no dia 29 de maio e conta com a colaboração do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, de forma a esclarecer todas questões associadas ao processo de legalização da residência, bem como à formalização de contratos de trabalho.

Todas as sessões são gratuitas, mas sujeitas a inscrição aqui.