A Universidade do Porto conquistou dois prémios, uma menção honrosa e uma menção especial, atribuídas no âmbito da 27.ª edição dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), e entregues no passado dia 27 de maio, no auditório da Academia Militar, na Amadora.

Na categoria “Conferências”, a Reitoria da U.Porto foi distinguida pela organização da Cimeira Europeia Universidade & Cultura, que decorreu em março de 2021. Organizada em parceria com o Plano Nacional das Artes, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, esta iniciativa inédita reuniu especialistas e responsáveis políticos com o propósito de discutir o papel que as artes podem desempenhar na missão das instituições do ensino superior.

Numa reação ao prémio, Fátima Vieira, Vice-Reitora para Cultura, Museus e Editora da U.Porto, afirmou que, para se cumprir o projeto de “fazermos da Universidade um LUGAR DE CULTURA, teremos, naturalmente, de colocar as nossas estruturas museológicas no coração da vida universitária e de trabalhar em rede com os museus, promovendo uma conceção alargada de cultura e de território”.

A responsável deixou ainda um agradecimento a “toda a equipa da Reitoria que acredita e ajuda a concretizar este projeto”.

A vice-reitora Fátima Vieira recebeu o galardão atribuído à U.Porto pela organização da Cimeira Europeia Universidade & Cultura. (Foto: APOM)

As restantes distinções tiveram como alvo a Faculdade de Letras (FLUP) e incluíram uma Menção Especial, atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia em reconhecimento pelo contributo da instituição para o desenvolvimento e promoção do conhecimento em Museologia, a nível científico e técnico, e para a divulgação da importância do papel desempenhado pelos profissionais em museologia na sociedade.

A FLUP vê destacado , desta forma, o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito dos programas de educação e formação pós-graduada em Museologia, nomeadamente o Mestrado em Museologia e o Doutoramento em Estudos do Património – Especialização em Museologia.

De resto, é de uma mestre em Museologia da FLUP o melhor “Estudo sobre Museologia” distinguido este ano pela APOM. O galardão foi entregue a Anabela Magalhães, pela tese mestrado intitulada “Modelo de registo de dados para Coleções de História Natural”. O trabalho premiado teve como caso de estudo as coleções do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), como o qual Anabela Magalhães colabora como vigilante e guia.

A FLUP viu ainda premiado com uma Menção Honrosa, na categoria “Parceria”, o projeto “Santos d’Afurada. Arte, Devoção e Comunidade”, que juntou a faculdade (através do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual e do Doutoramento em Estudos de Património), o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Desta colaboração resultou a exposição “Santos d’Afurada”, que esteve patente, entre 4 de julho e 31 de outubro de 2021, no Centro Interpretativo do Património da Afurada (CIPA).

Sobre os Prémios APOM

Atribuídos anualmente desde 1995, os Prémios APOM visam realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

Entre os vencedores das edições anteriores incluem-se várias iniciativas e projetos da U.Porto. É o caso das exposições Cinco Séculos de Desenho (Prémio de “Melhor Exposição” em 2013), Coleção Egípcia da U.Porto e Culturas e Geografias (Prémio “Melhor Catálogo” em 2012 e 2020, respetivamente).

Em 2018, a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Vida do MHNC-UP venceu o galardão na categoria de “Trabalho de Museografia”.

A lista completa de vencedores dos Prémio APOM 2022 pode ser consultada aqui.