Enviar um e-mail ou navegar na internet são “tarefas” que já fazem parte da rotina diária da maior parte das pessoas. Mas não de todas… E foi a pensar nisso que o Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing), em parceria com a Santa Misericórdia do Porto, iniciou recentemente uma formação presencial para promover competências digitais em idosos e pessoas carenciadas.

Desenvolvido no âmbito do projeto europeu ICTskills4All, o curso foi desenhado para que, através de atividades simples e de jogos, os utilizadores possam adquirir competências digitais básicas, ao mesmo tempo que aumentam a sua confiança relativamente às mesmas. Procura-se deste modo, minimizar o sentimento de isolamento e fomentar a inclusão social, para além de promover práticas online seguras.

Neste momento, a formação está a ser ministrada aos utentes do Centro de Acolhimento Social – D. Manuel Martins e da Casa da Rua – D. Lopo de Almeida, em turmas intergeracionais (jovens adultos e seniores), com números reduzidos para que possam ser cumpridas as regras recomendadas pela DGS.

Ao longo do curso, os alunos têm então a oportunidade de aprender mais sobre os computadores e os seus componentes, mas também as ferramentas básicas, os diferentes programas, a navegar de forma segura na internet, a criar ferramentas de trabalho como o email, e muito mais.

Para que a aprendizagem seja mais completa e contínua, os participantes terão ainda acesso, após o curso, ao site educativo do projeto – a disponibilizar brevemente -, onde vão poder encontrar conteúdos concebidos tendo em conta as suas especificidades.

Sobre o ICTskills4All

Iniciado em 2018, o ICTskills4All é um projeto Erasmus+ que tem como objetivo explorar e testar práticas pedagógicas inovadoras e eficientes para o design e desenvolvimento de cursos e conteúdos educativos, direcionando-se à aquisição de competências digitais entre a população com mais de 55 anos cujas aptidões neste domínio sejam reduzidas.

Para além da U.Porto, instituição coordenadora, o projeto conta ainda com a colaboração do Telecentre Europe (Bélgica), do Cybermoon Services (Reino Unido), da HIPOKAMP (Polónia) e da Alliance Senior Active Riga (Letónia).  A equipa é multidisciplinar e constituída por professores (na área da educação de adultos), designers, gerontólogos e developers.