As Oficinas de Partilha Pedagógica realizam-se nos dias 11, 12 e 13 de junho. Inscrições abertas.

Numa altura em que se aproxima o final de mais um ano letivo, os docentes da Universidade do Porto preparam-se para “voltar às aulas” em mais uma edição das Oficinas de Partilha Pedagógica, promovidas pela instituição. Este ano, a iniciativa realiza-se nos dias 11, 12 e 13 de junho e as inscrições, que são gratuitas, já se encontram abertas.

Ao todo, são cinco oficinas de formação, orientadas por especialistas da área, que visam apoiar a atividade docente no Ensino Superior. Entre elas, contam-se, no dia 11 de junho, “Como Falar Para Uma Câmara De Vídeo”; no dia 12 de junho, “Metodologia De Case Study – Um Aliado Pedagógico” e “Integração Da Diversidade Na Universidade Do Porto”; e no último dia, a 13 de junho, “Treinar A Resiliência: Porquê E Para Quê?” e“Video Lectures” Enquanto Ferramenta Pedagógica”.

As Oficinas de Partilha Pedagógica integram também uma sessão de abertura, agendada para o dia 11 de junho, terça-feira,   às 10h00, na Reitoria da U.Porto. Na ocasião, João Lopes dos Santos, docente da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), vai falar sobre a inovação pedagógica dentro das instituições, especialmente no ensino da Física.

“Que formação pedagógica no futuro e para que objetivos?” é o tema da sessão de encerramento, que será orientada por Alexandre Quintanilha, docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e atual presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Os interessados podem inscrever-se apenas para as sessões de abertura e de encerramento, sem frequentar as oficinas de partilha pedagógica.

As formações vão decorrer na Reitoria da U.Porto, com a exceção da sessão “Como Falar para uma Câmara de Vídeo”, que decorre nas instalações do U.Porto Media Innovation Labs (MIL), na Praça Coronel Pacheco.

Mais informações no Portal da Inovação Pedagógica da Universidade do Porto.