A Universidade do Porto, em parceria com a Associação Bandeira Azul, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (CMG) e a Fundação ELA, está a organizar uma ação de limpeza da Praia da Aguda em Arcozelo-Vila Nova de Gaia, a decorrer no próximo dia 8 de outubro, entre as 9h30 e as 13h30.

Dirigida a toda a comunidade académica, esta ação de voluntariado ambiental, que iniciará com uma visita à Fundação ELA, tem por objetivo consciencializar a comunidade para a necessidade premente de mudança de comportamentos perante os resíduos que produzimos.

Pretende-se igualmente alertar para o impacto que aqueles têm na biodiversidade marinha, nos oceanos e consequentemente nas alterações climáticas.

A ação de limpeza acontece menos de quatro meses depois uma iniciativa idêntica, realizada na Praia do Titan, em Matosinhos. (Foto: DR)

O ponto de encontro será entre as 9h30 e as 9h45, junto à entrada da Fundação ELA. Os participantes que não disponham de transporte próprio, poderão deslocar-se em autocarro disponibilizado pela CMG até à Praia da Aguda, com partida da Reitoria às 9h00 e regresso ao Porto às 13h30. Em alternativa, podem deslocar-se de comboio até à Estação da Aguda (linha de Aveiro).

A participação na iniciativa é limitada a 100 voluntários. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada até dia 5 de outubro, através do preenchimento do respetivo formulário online.

Os participantes selecionados deverão trazer roupa e calçado confortáveis, chapéu, boné e água.. Todo o material para a limpeza da praia será disponibilizado pela Associação Bandeira Azul.