E cá está, mais um ciclo que se encerra e outro que começa. O Inverno chega agora ao hemisfério Norte do globo terrestre, transição que dá pelo nome de Solstício de Inverno, altura em que vivemos O Dia Mais Curto do ano. A data inspirou a celebração do formato mais curto do Cinema. que leva já uma década de existência. Na Universidade do Porto, a festa faz-se, pelo terceiro ano, na tarde/noite de 21 dezembro, com três propostas de cinema português, em três espaços distintos: o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e a Casa Comum (à Reitoria).

Começamos pelo Planetário da U.Porto, onde a sessão tem início às 17h00. A qualidade do cinema português tem sido reconhecida internacionalmente, revelando todos os anos novos talentos. O programa promete atravessar os géneros da animação e ficção, incluindo alguns dos favoritos do público na última edição do Curtas Vila do Conde.

“A Primavera Volta Sempre”, da espanhola Alicia Núñez Puerto. É a história da avó Margara e dos seus quatro netos. Uma história sobre aqueles que partiram, e, sobretudo, os que ficaram.

Seguimos viagem e, logo ali ao virar da esquina com a Rua do Campo Alegre, entramos, às 18h30, na Galeria da Biodiversidade para assistir a Amiguinhos. A partir de uma seleção de filmes de vários países europeus do Short Circuit – uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens – sucumbimos a diferentes encantamentos do Cinema.

Nesta sessão, a primavera transforma-se em inverno, encontramos uma lagarta que se transforma em borboleta e uma toupeira pode até transformar-se na própria lua! A entrada requer marcação através do e-mail [email protected].

Logo depois do jantar, às 21h30, o convite é para que venha até à Casa Comum, ao edifício da Reitoria da U.Porto, conhecer as Curtas provenientes de partes do Mundo.

Para mais informações, consultar o programa completo d’O Dia Mais Curto 2022.