Em seis anos, a U.Porto subiu cerca de 150 lugares neste ranking internacional

A Universidade do Porto voltou a subir no National Taiwan University Ranking, atingindo assim o top 100 Mundial de produção científica em quatro disciplinas de investigação distintas: Engenharia Mecânica (30ª posição), Agricultura (57ª), Engenharia Química (60ª) e Engenharia Civil (67ª).

Globalmente, a U.Porto coloca-se como uma das 318 melhores universidades do mundo e entre as 137 melhores da Europa. Conhecido como um dos mais respeitados rankings de avaliação de produção científica no Ensino Superior, o ranking da National Taiwan University calcula o desempenho das universidades mundiais ao longo dos últimos 11 anos, seguindo três critérios: a produtividade, o impacto e a excelência da pesquisa. Nestes campos, a U.Porto volta a confirmar-se como o maior produtor de ciência nacional ao subir, desde 2007, mais de 140 lugares no Mundo.

Esta subida deve manter-se nos próximos anos pois, segundo os dados da tabela, a U.Porto tem vindo a subir gradualmente a sua produção científica. Quando se compara o último ano avaliado com a média dos últimos 11 anos, conclui-se que a U.Porto só em produção científica consegue mais quatro pontos (14.85).

Da edição 2012 do ranking do National Taiwan University Ranking 2012, há também a destacar o desempenho da U.Porto por disciplinas na Europa. No top 100 europeu, assinala-se a presença de oito disciplinas pertencentes à Universidade do Porto das quais se destacam as posições de Engenharia Mecânica (7ª posição), Engenharia Química (12ª), Engenharia Civil (16ª) e Agricultura (19ª).