Reitoria da U.Porto

Visita guiada ao atual edifício da Reitoria tem início às 10h00 e será aberta a um número máximo de 30 participantes.

O Edifício Histórico da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira) vai ser um dos palcos das celebrações, no Porto, da edição 2015 do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se comemora a 28 de março, nalguns dos mais emblemáticos espaços da Invicta.

Entre as 10h00 e as 11h00, toda a comunidade está convidada a participar numa visita guiada à “casa-mãe” da Universidade (ocupada atualmente pelos serviços da Reitoria e pelo Museu da Universidade) e à área exterior envolvente. No interior do edifício poderão ainda observar as famosas pinturas de Veloso Salgado.

A iniciativa está aberta a um número máximo de 30 participantes. As inscrições decorrem até 25 de março e podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 220 408 242.

A visita ao Edifício Histórico da Universidade do Porto enquadra-se no conjunto de mais de 60 atividades, muitas delas gratuitas,  que vão assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto. Ao longo de todo o dia, entre as 9h00 e as 24h00, será possível participar em visitas guiadas a monumentos, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco no Rio Douro, feiras, exposições, workshops, filmes para os mais novos, oficinas pedagógicas e mercados de rua, entre muitas outras iniciativas (consultar programa completo aqui).

Desde 2008 que o Porto aderiu à iniciativa Dia Nacional dos Centros Históricos, associando-se às celebrações promovidas pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico. A U.Porto volta assim a associar-se ao repto lançado pela Câmara Municipal do Porto, juntando-se às várias entidades que, de forma concertada, vão dar a conhecer o inconfundível Centro Histórico do Porto, classificado em 1996 como Património Cultural da Humanidade.