A Universidade do Porto é a 81.ª universidade europeia melhor classificada na última edição do “Webometrics Ranking of World Universities”ranking que, semestralmente, mede a presença online de mais de 20 mil instituições de Ensino Superior. No mesmo ranking, a U.Porto alcança a 225.ª posição mundial numa tabela dominada por universidades norte-americanas.

Publicado desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de investigação pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior instituto científico público de Espanha, o  Webometrics é um ranking que avalia o impacto da presença das universidades na internet, incluindo critérios como a quantidade e qualidade de material publicado na internet, o acesso livre a esse material e a excelência científica do mesmo.

Posicionada no 6.º ligar entre as universidades do espaço iberoamericano, a U.Porto é a única instituição de ensino superior portuguesa a figurar no “top 100” da Europa e nos 250 primeiros lugares a nível mundial. O pódio nacional fica completo com a presença das universidades de Lisboa e de Coimbra, classificadas, respetivamente, nas posições 284 e 353 a nível mundial.

A nível global, as universidades de Harvard e de Stanford, e o Massachusetts Institute of Technolgy (MIT) lideram a tabela mundial do Webometrics, que coloca 41 instituições norte-americanas no Top 50.

Os resultados completos do ranking Webometrics podem ser consultados em http://www.webometrics.info/.