Aula ICBAS

A propina do 1.º Ciclo na Universidade do Porto vai manter-se inalterada pelo quarto ano consecutivo.

A propina das licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto irá manter-se, no ano letivo 2015/16, nos 999 euros anuais.

O Conselho Geral da U.Porto decidiu, por maioria, não alterar o valor da propina por “recusar projetar sobre os estudantes o ónus de cortes que foram impostos às universidades, mesmo que isso signifique uma gestão ainda mais difícil do seu orçamento”, lê-se no comunicado emitido após a decisão.

Numa nota assinada por Paul Symington, vice-presidente do Conselho Geral da U.Porto, aquele orgão lembra que a Universidade “está sediada numa região com graves problemas sociais em que o desemprego, a quebra do rendimento das pessoas e outros custos sobre os estudantes e as suas famílias têm particular gravidade”. Nesse sentido, e “tendo em conta o papel que o ensino universitário tem na mobilidade social, através do saber e da qualificação dos seus estudantes, considera-se fundamental que o maior número lhe possa ter acesso”.

Recorde-se que o valor legal máximo fixado para as propinas das universidades portuguesas no próximo ano letivo é de 1067 euros. Há quatro anos que a Universidade do Porto mantém o valor das suas propinas no patamar dos 999 euros.