A equipa de Remo da U.Porto está na corrida aos prémios de melhor equipa, melhor atleta feminino e melhor treinador do ano. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto é a grande dominadora das nomeações para a XI Gala da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), o evento que, todos os anos, distingue aqueles que mais se destacaram na última época do desporto universitário em Portugal.

Com oito nomeações, os estudantes e técnicos da Universidade do Porto surgem em plano de destaque entre cerca de 9 500 atletas participantes no desporto nacional universitário. Para trás fica a concorrência da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), cada uma com quatro nomeações.

Atual campeã nacional universitária de Atletismo em Estrada e Corta Mato, Ana Lopes está nas eleitas para melhor atleta feminno do ano. (Foto: CDUP-UP)

No que toca às nomeações propriamente ditas, as estudantes Ana Margarida Lopes (Atletismo) e Joana Branco (Remo) estão entre os eleitos na categoria de Atleta feminina do Ano. Já Miguel Melo Trepa (Rugby 7s) está nomeado para Atleta masculino do Ano.

Miguel Trepa, membro da equipa de Rugby 7s da U.Porto, está nos nomeados para melhor atleta masculino do ano. (Foto: CDUP-UP)

A U.Porto coloca ainda duas equipas – de Rugby 7 masculino e de Remo – entre as melhores do ano.  Já na categoria de treinadores, são da Universidade três dos cinco nomeados: Ricardo Cardoso (Remo), João Aníbal (Voleibol da Associação de Estudantes da FEUP) e Norberto Pinto (Basquetebol feminino Associação de Estudantes da FADEUP).

Para Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), este domínio da U.Porto é “um motivo de grande orgulho e o reconhecimento que o trabalho desenvolvido por todos os que se dedicam ao Desporto Universitário na U.Porto está no caminho certo. Nos últimos anos as equipas da U.Porto e das suas Associações de Estudantes têm estado invariavelmente no topo da competição universitária em Portugal e a quantidade de nomeações verificadas este ano refletem isso mesmo. Para além disso sentimos que os estudantes da U.Porto já entendem a participação no Desporto Universitário como um motivo de valorização da sua carreira académica e desportiva”.

Recorde-se que a U.Porto voltou este ano a destacar-se – pela oitava vez – no primeiro lugar do Ranking da FADU, ao conquistar 204 medalhas, 74 de ouro63 de prata e 67 bronze nas provas nacionais universitárias. A estes números soma-se a conquista de duas medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários 2018, a “prova rainha” do desporto universitário a nível europeu.

Questionado sobre as “segredos”para o sucesso da U.Porto no desporto universitário, Bruno Almeida revela a receita: “Muito TRABALHO, ENTREGA E DEDICAÇÃO de um enorme conjunto de pessoas e entidades em prol de um objetivo comum que é o Desporto Universitário. Atletas/ estudantes, dirigentes, oficiais, treinadores, fisioterapeutas, membros das equipas reitorais, associações de estudantes, departamentos desportivos das Ass de Estudantes enfim … um sem número de pessoas que se dedicam diariamente a que o Desporto Universitário seja uma realidade na nossa Universidade e que como consequência atingem com as suas representações lugares de excelência no panorama desportivo universitário nacional e internacional”.

Os vencedores da XI Gala do Desporto Universitário da FADU vão ser apurados através da votação dos clubes, da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português e da votação online aberta ao público, a decorrer – até às 17h00 do dia 12 de outubro – na página de facebook da FADU. Neste último caso, basta clicar “Gosto” na fotografia do nomeado.

A XI Gala do Desporto Universitário da FADU realiza-se no próximo dia 16 de outubro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.