Equipa de Futebol de 7 feminina sagrou-se campeã europeia na Croácia.

A equipa de Futebol de 7 feminino da U.Porto vai defender o título europeu conquistado em 2015. (Foto: DR)

Dignificar as cores da Universidade e, se possível, melhorar a brilhante prestação de 2015. É essa ambição que 71 estudantes e 13 técnicos da Universidade do Porto levam para a Croácia, onde irão participar, de 12 a 25 de julho, nos EUSA Games 2016, o maior evento europeu do desporto universitário.

Os estudantes-atletas da Universidade do Porto, todos eles campeões nacionais universitários, vão competir em nove das 21 modalidades em competição nestes jogos organizados bienalmente pela EUSA (European University Sports Association), a federação europeia de desporto universitário, que irão decorrer este ano nas cidades croatas de Rijeka e Zagreb.

Andebol (feminino), Basquetebol 3×3 (feminino e masculino), Futebol 7 (feminino), Karaté, Remo, Rugby 7 (feminino), Ténis de Mesa, Voleibol de Praia e Xadrez são as competições em disputa pelos estudantes da Universidade do Porto.

Entre estas equipas e atletas encontram-se vários medalhados nos europeus da respetiva modalidade. O principal destaque vai para as equipas de Futebol 7 feminino, atual pentacampeã nacional e campeã europeia em título, e Rugby 7 feminino, tricampeã nacional e vice-campeã europeia universitária. Já no Karaté, a Universidade defende as duas medalhas conquistadas por Luís Silva (ouro) e Inês Rodrigues (bronze) no último Europeu Universitário.

Comitiva EUSA Games 2016

Antes da partida para a Croácia, os estudantes e técnicos foram recebidos pelo Reitor da U.Porto. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Antes da partida para a Croácia, a comitiva de atletas e técnicos foi recebida pelo Reitor da U.Porto no Edifício da Reitoria (ver vídeo abaixo). Numa sessão realizada no passado dia 5 de julho, Sebastião Feyo de Azevedo elogiou os estudantes muito contente por ver que conseguem tempo para estudar e para praticar desporto ao mais alto nível”.  E deixou o desafio:” Mordam os dentes!”.

Em resposta ao Reitor, Patrícia Resende, da equipa de andebol feminino, agradeceu a “oportunidade” de estar nos EUSA Games e, em nome de toda a equipa, prometeu “dar o melhor para representar a universidade e o país”.

No que toca a resultados, a U.Porto ambiciona igualar ou até superar a prestação nos EUSA 2015, marcada pela conquista inédita de quatro medalhas. Fernando Remião, Pró-Reitor com o pelouro do Desporto, acredita num bom resultado, mas não levanta a fasquia: “Desejo-vos muitas vitórias mas, sobretudo, uma prestação que dignifique as cores da Universidade”, realçou, deixando ainda uma palavra de agradecimento aos técnicos do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), sem os quais “nada disto seria possível”.

A cerimónia de abertura dos EUSA Games 2016 está marcada para dia 13 de julho, em Zagreb. As equipas da U.Porto entram em ação um dia antes nas competições de Karaté (12 a 14 de julho), Remo (12 a 14 de julho), Rugby 7s (12 a 14 de julho) e Xadrez (12 a 15 de julho). Segue-se o Andebol (13 a 18 de julho), Futebol 7 (13 a 19 de julho), Ténis de Mesa (19 a 23 de julho), Voleibol de Praia (20 a 24 de julho) e Basquetebol 3×3 (23 a 25 de julho). A cerimónia de encerramento realiza-se a 25 de julho, em Rijeka.

O desempenho dos estudantes da U.Porto nos EUSA Games 2016 pode ser acompanhado no site oficial do evento e na página do CDUP-UP no Facebook.