A Universidade do Porto vai participar , de 25 a 27 de novembro, na 33.ª edição dos Jogos Galaico Durienses, competição que vai reunir na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), alguns dos melhores estudantes atletas das universidades do Norte de Portugal e Galiza.

Estendendo-se por três dias de competição e convívio, esta prova de cooperação transfronteiriça entre as universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (Norte de Portugal) e as congéneres de Vigo, Corunha e Santiago de Compostela (Espanha) tem algumas particularidades. Entre elas está o facto de as modalidades variarem de ano para ano.

Atletismo, Futebol 7 feminino, Rugby masculino e Voleibol misto são as modalidades escolhidas para esta edição. A Universidade do Porto – atual vice-campeã em título –  participa com uma comitiva de 44 estudantes atletas, quatro treinadores e um dirigente.

Ana Mendes, Rita Santos, Maria Carvalho, Ana Nunes, Pedro Cerqueira da Silva, Tiago Silva, Miguel Miranda e João Cruz vão alinhar pela U.Porto na prova de Atletismo sob a orientação de Pedro Guimarães.

No Futebol 7 feminino, Bruna Nunes, Camila Silva, Daniela Martins, Andreia Lopes de Sousa, Irene Diaz, Josefa Fonseca, Lígia Campos, Luz del Carmen Oest, Mariana Moreira e Patrícia Ferreira vestem a camisola da U.Porto com Daniel Chaves no comando.

Sob a liderança de Henrique Rocha, a U.Porto está representada no Rugby 7 por João Pinto da Silva, Francisco Rodrigues, Nuno Macedo, Giancomo Illario, Nuno Sampaio Maia, Frederico Sampaio Maia, Luís Archer Dias, Gonçalo Barbosa, Miguel Trêpa e Rui Amorim de Sousa.

Por fim, a equipa de Voleibol, orientada por Tiago Ribeiro, é constituída pelos estudantes Margarida Brás Maia, Inês Lomba Faria, Andreia Cruz, Eunice Almeida Xavier, Inês Sousa, Marcela Macieira, Daniela Mendes, Olga Cravesana, Nuno Mesquita, João Brito, Luís Gomes, Diogo Oliveira, Piotr Kurasiewicz, Nuno Matos, William Ferreira e Guilherme Moreira.

História dos Jogos Galaico Durienses

Realizados pela primeira vez em 1993, os Jogos Galaico Durienses resultaram  de uma série de contactos e reuniões iniciados no início dos anos 90, por iniciativa da Universidade do Porto e da Universidade de Vigo. O objetivo passava então por promover encontros desportivos regulares entre as seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza. Desde a edição inaugural, os Jogos já envolveram cerca de 8000 participantes das universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Santiago de Compostela, Vigo e Corunha.

Para além da sua antiguidade e de ser um exemplo de cooperação transfronteiriça, este evento multidesportivo tem desde o seu início, algumas particularidades ao nível da organização. Cada edição está aberta à participação de estudantes, funcionários e professores das seis universidades participantes, cabendo a cada uma, até 2009, a organização rotativa dos Jogos.

A composição das equipas e dos desportos em competição têm em conta a equidade entre géneros, sendo cada delegação composta por metade homens e metade mulheres.