A cidade de Viana do Castelo, Capital Europeia do Desporto, recebe, de 17 a 28 de abril, as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs), competição que vai juntar mais de 70 equipas e cerca de 1500 participantes de diferentes Instituições de Ensino Superior de todo o país, na luta por nove títulos nacionais universitários. A Universidade do Porto vai estar representada por mais de 190 estudantes, distribuídos por 12 equipas.

“É com muito orgulho que vemos os nossos estudantes a representar a instituição nesta que é a maior prova de desporto universitário do país, desejando a todos os muito sucesso ao longo das duas semanas de competição”, realça Maria Joana de Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

A U.Porto vai estar representada desde logo pela equipa de Andebol feminino, que conquistou o seu lugar nesta prova após alcançar o título de campeã do Campeonato Académico do Porto, organizado pela Federação Académica do Porto (FAP)

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) compete nas modalidades de Basquetebol masculino e feminino e Futebol 11.

A AEFEUP estará representada no Futebol de 11 e no Basquetebol masculino e feminino. (Foto: FAP)

Já a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da U.Porto (AEFADEUP) apurou as equipas de Basquetebol feminino e masculino, Futsal masculino e feminino.

A AEFADEUP compete no futsal feminino e masculino e no Basquetebol feminino e masculino. (Foto: FAP)

A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) marca presença com as equipas de Andebol, Futebol 11 e Voleibol masculinow.

A equipa de Voleibol masculino da AEFEP é a atual detentora do título nacional universitário. (Foto: FAP)

Por último, as associações de estudantes da Faculdade de Medicina (AEFMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) vai disputar a competição de Voleibol feminino.

A AEFMUP compete nestes CNU’s com a equipa de Voleibol feminino. (Foto: FAP)

São duas semanas em que mais de um milhar e meio de atletas vestem as camisolas das suas universidades e disputam cerca de 138 jogos nas diversas modalidades em competição.

Estas fases finais dos CNU’s 2023 são organizadas pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.