A Universidade do Porto é uma das coordenadoras do Projeto i2LATAMStrengthening Research and Innovation In Young Universities for Regional Development in Latin America, que tem como objetivo desenvolver a investigação e inovação nas universidades jovens latino-americanas e, também, articular estas ações com as necessidades das regiões envolvidas.

A participação da U.Porto –  através do Serviço de Investigação e Projetos (SIP) e da U.Porto Inovação, em parceria com o IJUP Empresas e o Serviço de Relações Internacionais – focar-se-á no estabelecimento de projetos interdiciplinares junto das universidades referenciadas, bem como na promoção e internacionalização das respetivas competências I&D.

O projeto i2LATAMé financiado pelo Programa Erasmus+ e reúne 13 universidades e uma empresa. Na Europa, estão envolvidas, para além da U.Porto, a Universidade de Aveiro (Porto) e duas universidades da Irlanda e Espanha. A América latina está representada por três universidades da Colômbia, duas do Perú, duas do México e duas da Argentina. Está ainda envolvida a MOVERIM, uma empresa belga especializada em atividades de consultoria e formação.

O primeiro encontro dos parceiros do projeto i2LATAM decorreu entre os dias 17 e 19 de fevereiro, na Universidade de La Sabana (Colômbia), co-coordenadora do consórcio, em conjunto com a U.Porto.