A Universidade estará representada por 14 equipas em 11 das 13 modalidades que compõem o calendário da competição. (Foto: DR)

Presente em 11 das 13 modalidades em competição e com uma comitiva de cerca de 150 estudantes atletas, oficiais e fisioterapeutas, a Universidade do Porto candidata-se a ser uma das maiores delegações da quarta edição dos Jogos Europeus Universitários, que se disputam de 14 a 28 de julho, na cidade de Coimbra.

A representar a Universidade naquele que já é considerado o maior evento europeu do desporto universitário estarão as equipas – encabeçadas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) –  de Andebol feminino, Basquetebol 3×3 feminino e masculino, Canoagem, Judo, Remo, Rugby 7s feminino e masculino, Ténis de Mesa, Ténis. A estas juntam-se as equipas de Futebol 11 e Voleibol masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP), e as equipas de Voleibol e Basquetebol feminino da Associações de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP).

Globalmente, esta é a maior representação de sempre da U.Porto na principal prova desporto universitário a nível europeu, organizada pela European University Sports Association (EUSA). Um facto que ganha uma dimensão ainda maior considerando que, dos mais de 500 estudantes-atletas que compõem a comitiva portuguesa (distribuída por 44 equipas e 72 delegações representantes de 13 instituições de Ensino Superior), cerca de um terço são da Universidade do Porto.

Será assim uma verdadeira Missão U.Porto que, ainda antes da partida das primeiras delegações para Coimbra, será recebida esta quarta-feira (11 de julho, 17h30), na Reitoria, pelo Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Seguem-se duas semanas de competição intensa, nas quais a U.Porto procurará melhorar a prestação nos Jogos Europeus 2016, onde conquistou uma medalha de bronze no Rugby 7s feminino. As primeiras equipas a entrar em competição, já na semana de 14 a 20 de julho, serão as de Andebol feminino, Basquetebol 3x3x, Remo, Ténis de Mesa e Ténis da U.Porto, e as equipas de Voleibol masculino da AEFEUP e Voleibol feminino da AEFADEUP.

Recorde-se que a Universidade do Porto foi a segunda instituição com mais participações nas competições organizadas, em 2017, pela EUSA.

Pode acompanhar a participação da U.Porto nos Jogos Europeus Universitários 2018 em www.eug2018.com, ou através da página de Facebook do CDUP-UP.