Numa altura em que se encontram suspensas as aulas presenciais para todos os estudantes, a Universidade do Porto, através do seu Núcleo de Tecnologias Educativas (NTE), tem reforçado as iniciativas de apoio aos docentes que necessitem de desenvolver as suas unidades curriculares através do ensino a distância.

Entre as medidas implementadas inclui-se o lançamento de 10 webinars sobre métodos e ferramentas de ensino a distância. ao dispor de todos os docentes da U.Porto. O objetivo passa por sensibilizar os participantes para um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para dinamizar as suas atividades pedagógicas, recorrendo a recursos digitais e audiovisuais.

“Como criar um teste no Moodle”, “Como gravar aulas através no Panopto” ou “Como dinamizar um fórum” são alguns dos temas abordados nestas formações online de participação livre e gratuita.

As sessões decorrem entre 16 e 23 de março e têm a duração de uma hora. A partir de 24 de março, e caso a necessidade se mantenha, serão divulgados novos webinars.

Atendimento personalizado

Entretanto, e perante o aumento da procura que se tem verificado, o NTE está também a promover sessões de apoio individual a distância, abertas a todos os docentes da U.Porto interessados.

Com a duração de 20 minutos, estas sessões destinam-se sobretudo a docentes com menor experiência na utilização das ferramentas de educação a distância, e têm como objetivo debater o desenho da respetiva unidade curricular.

Este serviço de atendimento individual decorre de segunda a quinta-feira. O agendamento deve ser feito diretamente com os técnicos do NTE: Nuno Regadas (2.ª e 5.ª feira, manhã); Teresa Correia (t2.ª e 5.ª feira, tarde); Hugo Ribeiro (3.ª e 4.ª feira, manhã); e Isabel Martins (3.ª e 4.ª feira, tarde).

Recorde-se que o  NTE  disponibiliza, a docentes e estudantes, o acesso gratuito a várias ferramentas de apoio às atividades pedagógicas, nomeadamente Moodle U.Porto, Panopto e Colibri FCCN.

A equipa do Núcleo de Tecnologias Educativas desenvolveu um tutorial informativo sobre como e quando utilizar estes suportes.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].