No seguimento do sucesso da primeira série do podcast “Autores U.Porto”, a Universidade do Porto lança, a partir desta sexta-feira, 22 de novembro, uma nova temporada do projeto que se propõe a dar a conhecer, na primeira pessoa, o pensamento e as motivações por detrás das obras editadas pela instituição.

À semelhança da primeira, esta segunda série do podcast – disponível no Notícias U.Porto – parte de um conjunto de entrevistas com os autores de seis obras a editar ou editadas recentemente pelas U.Porto Edições. O resultado são seis episódios, a publicar semanalmente, todas as sextas-feiras, cada um dos quais consistindo “numa conversa onde as palavras nos guiam pelas folhas de cada livro, ajudando-nos desvendar ainda o pensamento de quem os escreve”.

O primeiro episódio da nova temporada já está “no ar” e  propõe uma viagem até Maputo: (auto)organização e forma-dinâmica urbana, na companhia de David Leite Viana, investigador do Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-IUL) e ex-Diretor-Secretário do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

O segundo episódio vai para o ar a 29 de novembro. O progatonista será Miguel Carvalhais, professor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) e autor da obra Artificial Aesthetics.

Os restantes episódios irão para o ar durante o mês de dezembro, e têm como protagonistas os autores / livros: João Pedro Pêgo e Ana Mouraz / De Par Em Par na U.Porto (6 de dezembro); Orfeu Bertolami / Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea; Luísa Neto / Educação E(m) Democracia; e Ricardo Namora / Uma Coisa Chamada Hermenêutica.

Os podcasts da U.Porto estão disponíveis aqui.