Com entrada em vigor já no próximo ano letivo de 2020/2021, o novo Programa de Incentivos para Estudantes Internacionais terá como destinatários os estudantes de grau inscritos em Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado que tenham concluído no ano letivo anterior o correspondente plano de estudos. Estes estudantes poderão candidatar-se a um incentivo financeiro, baseado no seu mérito académico, no valor máximo de 30% da respetiva propina anual.

O regulamento agora publicado especifica que caberá às faculdades da U.Porto acolher as candidaturas dos seus estudantes internacionais, de acordo com os procedimentos e critérios de candidatura estabelecidos por cada escola. Serão também as faculdades a determinar o número de incentivos em cada ciclo e a elegibilidade das candidaturas, bem como as condições para a manutenção ou revogação do incentivo.

O número de incentivos a atribuir será fixado anualmente por despacho reitoral, sob proposta de cada faculdade, não podendo, no entanto, ser superior a 25% do total de estudantes internacionais admitidos em cada ciclo de estudos e unidade orgânica. A atribuição deste incentivo não exclui a aplicação suplementar de eventuais reduções ao valor das propinas nem exclui, também, o acesso a bolsas de estudo ou outros incentivos atribuídos aos estudantes por instituições nacionais ou internacionais.

Webinar para esclarecimento de dúvidas

Para dar mais detalhes sobre a concretização do Programa de Incentivos para Estudantes Internacionais, a Universidade do Porto vai realizar um webinar público no dia 1 de julho, às 16h30, através do seu canal de YouTube.

Os estudantes interessados poderão submeter as dúvidas que pretendem ver esclarecidas no formulário disponibilizado online para o efeito. As questões devem ser submetidas até às 23h59 do dia 29 de junho.