A pós-graduação decorrerá maioritariamente nas instalações da UPTEC Baixa. (Foto: DR)

Estão abertas as candidaturas para a primeira edição da Pós-graduação em Arte, Cultura e Empresa na Era Digital, resultado de uma parceria entre as faculdades de Belas Artes (FBAUP), Economia (FEP) e Letras (FLUP) e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O curso tem como objetivo preencher uma lacuna na formação para a gestão das artes, da cultura e da criatividade.

Destinado a profissionais no ativo e a todos os que desejam iniciar uma atividade no domínio das artes, da cultura e da criatividade, individualmente ou em organizações (empresas, associações ou outras instituições públicas e privadas), o curso decorrerá num contexto maioritariamente imersivo, nas instalações da UPTEC Baixa (Praça Coronel Pacheco).

Para Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC e membro da comissão científica do curso, esta formação marca pela diferenciação ao apresentar “uma perspetiva interdisciplinar e crítica que integra teoria, prática e experimentação em contextos imersivos”. Por outro lado, a pós-graduação “promove o desenvolvimento de competências atualizadas nos campos da criatividade, inovação e empreendedorismo, no quadro de uma matriz sustentável e responsável, em que a cooperação e o trabalho em rede e internacional são fundamentais”.

O plano de estudos aborda temáticas como “Criação, produção, agenciamento e direção artística”, “culturas digitais”, “identidade, planeamento e desenvolvimento estratégico”, “propriedade intelectual e modelos de negócios” e “imagem e comunicação”. Para além de conteúdos teóricos, o curso assenta no contacto com profissionais especializados e no desenvolvimento de projetos ao longo da formação.

O período de inscrições decorre até 25 de janeiro e as candidaturas devem ser feitas aqui.