Como são os caracteres da língua chinesa? Como dizer “olá” ou “adeus”? Quais os pratos mais típicos e como se faz um cumprimento? É sobre estas e outras questões que se vai falar no primeiro Curso Básico Online de Língua e Cultura Chinesa. Promovido pelo Instituto Confúcio na Universidade do Porto, o curso é totalmente gratuito e realiza-se todas as sextas-feiras, entre 17 de abril e 8 de maio.

Orientadas por duas professoras do Instituto Confúcio na U.Porto, as aulas vão decorrer entre as 17h00 e as 19h00. Para participar, os interessados devem inscrever-se através do formulário, até quinta-feira, dia 16 de abril. Antes das aulas, os inscritos receberão, via e-mail, os detalhes para aceder ao curso online.

Ao todo são oito horas de formação online, num curso aberto a todos os interessados, desde estudantes, docentes, investigadores ou colaboradores da U.Porto, até ao público em geral. Na primeira sessão será feita uma abordagem genérica sobre a China e a língua chinesa, nomeadamente algumas expressões mais comuns. A segunda sessão será dedicada à cozinha e hábitos do povo chinês, enquanto a terceira mais focada na geografia e locais de interesse no território chinês. A última aula será uma introdução ao estilo de vida chinês.

Inaugurado em maio de 2019, o Instituto Confúcio na U.Porto tem como parceira a Guangdong University of Foreign Studies. O objetivo é alargar os horizontes culturais dos estudantes, estreitar as relações entre a Universidade e a cidade à China, fortalecendo, desta forma, a cooperação entre os dois países.

Desde a sua abertura, o Instituto Confúcio na U.Porto já organizou espetáculos culturais e dois cursos de língua e cultura chinesa (uma das edições está a decorrer).