Do que falamos quando falamos em criatividade? Como é que a criatividade influencia a técnica e vice-versa? Onde é que uma começa e a outra termina? Porque é que a arte é tão importante para a criatividade? Até que ponto as tecnologias digitais potenciam ou ameaçam o nosso processo criativo? A partir do próximo dia 25 de fevereiro, e ao longo dos próximos meses, estas são algumas das questões que vão estar em debate no ciclo de conferências “Creativity Talks”, promovido pelo Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP).

Constituir um fórum de discussão sobre processos multidisciplinares de pensamento criativo, com vista à inovação e a novas metodologias pedagógicas, é o principal objetivo desta iniciativa que conta com a parceria de vários organismos da U.Porto. À FEUP juntam-se ainda a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), Faculdade de Letras (FLUP), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Casa Comum/Reitoria.

Dirigidas a toda a comunidade académica, instituições de investigação, organizações públicas e empresas, as “Creativity Talks” vão contar com oradores de especial relevo com competências científicas na aplicação e reflexão crítica sobre a criatividade.

Para João Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e membro da organização e comissão científica das “Creativity Talks”, “o derradeiro objetivo da iniciativa é o de promover a criatividade e o pensamento criativo nos estudantes universitários e de identificar possíveis contribuições da Engenharia Informática em áreas em que a criatividade é essencial”.

Fátima São Simão, Diretora de Desenvolvimento – Artes da UPTEC e também ela membro do comité científico da iniciativa, explica que “as Creativity Talks são uma importante plataforma de discussão sobre diferentes perspetivas e visões do que é criatividade”. Mais do que procurar respostas, a ideia é levantar e debater questões sobre criatividade. “Porque ser criativo também é ser inquieto!”, nota.

Arranque a 25 de fevereiro

A primeira conferência deste ciclo anual está marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, quinta-feiram pelas 17h00, e terá como orador Geraint Wiggins, professor de Criatividade Computacional na Vrije Universiteit Brussel e na Queen Mary University of London (Reino Unido) e Presidente da Associação para a Criatividade Computacional. A moderação ficará a cargo de Amílcar Cardoso, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.

“O Estudo Científico e Computacional da Criatividade” será o mote desta sessão de arranque onde serão apresentados estudos de criatividade em filosofia, psicologia e criatividade computacional e discutidas as suas consequências para as oportunidades conexas em ciências humanas.

O britânico Geraint Wiggins será o protagonista da sessão inaugural das “Creative Talks”. (Foto: DR)

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

As quatro primeiras  “Creativity Talks” vão decorrer em formato online. Contudo, e caso o estado da pandemia o permita, a organização pretende realizar as restantes num formato físico, a decorrer em vários espaços emblemáticos da cidade do Porto.